Compreensão
Recomende:

Veja: Evolução, Sabedoria

É uma etapa da evolução.

Depois de adquirir certo grau de percepção e eliminar proporcionalmente os reflexos cegos, a etapa seguinte é a compreensão. Compreender significa entender por que certas reações emocionais existem, como foram criadas, porque reaparecem na atualidade, quais as semelhanças entre a situação original que as geraram e as atuais, como elas se relacionam, quais as premissas falsas em que essas reações se baseiam.

Entender aquilo que a pessoa percebeu anteriormente significa vivenciar profundamente as reações emocionais em ambiente seguro e sem atitudes destrutivas com relação a si mesmo ou ao outro. Nesse momento a pessoa atinge a etapa da compreensão e está pronta para passar à próxima fase, a sabedoria.

A compreensão surge como resultado do contato com o centro divino e decorre do movimento na sua direção. Quando fazemos o esforço de deter os processos destrutivos e propositadamente entrar em contato com os poderes interiores, somos ativados por esses poderes e pela sabedoria interior. Esse é um processo espontâneo que ocorre sem esforço. Mas o esforço de reunir os pensamentos, de querer sair da negatividade e de confiar o eu ao poder divino interior precisa ser feito de maneira clara e forte, recorrendo simultaneamente ao poder interior para mostrar o caminho, passo a passo.

Essa conexão nos convida a lidar com as situações de causa e efeito próximas e distantes, entendendo que colhemos o resultado das nossas próprias limitações.

O entendimento mais profundo de nós mesmos nos move para a compreensão de que o sofrimento é desnecessário. Se nos revoltarmos contra nossa ignorância passada, porque ela acarreta as dificuldades presentes, essa revolta é um entrave para eliminar o que, em primeiro lugar, provocou a dificuldade.

A compreensão da própria vida como ela é no presente exige que saibamos com clareza o que nos faz falta, qual o grau de sofrimento que essa falta nos traz e enfim o entendimento completo da situação, assumindo a autorresponsabilidade e vendo as ligações entre o eu mais profundo e os eventos externos.

Vários aspectos da compreensão são tratados nas palestras: compreensão da crueldade (127); da situação de vida (128); do presente e da própria situação vivida (139).

127: OS QUATRO ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO: REFLEXOS AUTOMÁTICOS, CONSCIÊNCIA, COMPREENSÃO E SABEDORIA
128: CERCAS QUE O HOMEM ERGUE POR MEIO DE ALTERNATIVAS ILUSÓRIAS LIMITADAS
139: AMORTECIMENTO DO CENTRO VITAL PELA MÁ INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE

Palestras: 127, 128, 137, 139

127: OS QUATRO ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO: REFLEXOS AUTOMÁTICOS, CONSCIÊNCIA, COMPREENSÃO E SABEDORIA
128: CERCAS QUE O HOMEM ERGUE POR MEIO DE ALTERNATIVAS ILUSÓRIAS LIMITADAS
137: EQUILÍBRIO DE CONTROLE
139: AMORTECIMENTO DO CENTRO VITAL PELA MÁ INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE

ABC

Sentença do Guia “A jornada para a crença positiva, a fé nas possibilidades de desdobramentos positivos exige um período de crescimento, um período de amadurecimento. Essa necessidade existe simplesmente porque seus processos mentais estão tão acostumados a acreditar no negativo que precisam ser reajustados.” P.236