Consciência coletiva
Recomende:

Veja: Imagens de massa

É a consciência da unidade entre o eu e os outros, que se desenvolve a partir de um estágio inicial de consciência de grupo.

Significa aprender a conviver com outros, o que se dá inicialmente por uma medida de sobrevivência e vai se desprendendo gradativamente do medo e da necessidade para ser motivado pelo amor e mutualidade. Nessa fase, os sujeitos são capazes de afirmar seus direitos e necessidades individuais e, ao mesmo tempo, integrar-se à consciência grupal que honra a individualidade.

A consciência de grupo não deve ser confundida com consciência de massa que elimina o indivíduo. Pelo contrário, ela aperfeiçoa e não nivela as particularidades. É preciso se dar conta, por vezes, do desejo de usar erradamente o grupo para evitar o encontro consigo mesmo. A consciência coletiva exige não só a compreensão de que existe como condição no interior da personalidade humana, mas também dentro de um esquema cósmico maior.

Palestra: 225

225: A EVOLUÇÃO EM TERMOS DE CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL E GRUPAL

ABC

Sentença do Guia “Treinem a coragem e a fé para entrar em novo espaço com a ideia de ampliar a vida, de aprofundar o leque de suas experiências. Mais energia e sangue vital – sangue vital espiritual – entrarão nesse movimento e o tornarão um fato ainda mais abençoado que os movimentos que vocês já permitiram.” P. 241