Culpa falsa
Recomende:

Veja: Medo da autorresponsabilidade

É o ato de fingir e alegar que não somos responsáveis por determinado ato malévolo. É negar a negatividade. É uma carga que consome muita energia vital, pois implica atos danosos internos e externos em relação aos outros.

A negação é um insulto que se acrescenta ao ferimento, pois punimos os outros por nossas próprias falhas, intenções negativas, falta de amor, falsidade, maldade, exigências injustas. Os complexos de falsa culpa nos puxam para baixo.

A primeira reação do homem é não admitir a culpa real. Como não a admite, ele imagina, inconscientemente, diversos sentimentos possíveis e irreais de culpa, que não existem ou dizem respeito a faltas que o homem não quer perceber, porque ainda não está disposto a se aceitar no estado atual de imperfeição. Esses sentimentos de culpa são irreais, provocam peso e tristeza e nunca são liberadores.

Palestras: 007, 009, 202, 244

007: DECIDA! PERFEIÇÃO, BEM-AVENTURANÇA, MEDO, PROBLEMA
009: PRECE E MEDITAÇÃO: O PAI NOSSO
202: INTERAÇÃO PSÍQUICA DE NEGATIVIDADE
244: "ESTAR NO MUNDO MAS NÃO SER DO MUNDO" - O MAL DA INÉRCIA

ABC

Sentença do Guia “Treinem a coragem e a fé para entrar em novo espaço com a ideia de ampliar a vida, de aprofundar o leque de suas experiências. Mais energia e sangue vital – sangue vital espiritual – entrarão nesse movimento e o tornarão um fato ainda mais abençoado que os movimentos que vocês já permitiram.” P. 241