Estado de união
Recomende:

Veja: Comunicação, Cooperação

É um processo sem medo, mas o medo não pode ser abandonado através da insistência em afastá-lo. O estado de união está fora da Lei de Causa e Efeito. É o mais elevado e desejável estado de todo plano da evolução. As etapas preliminares que levam a esse estado são, em nível mais baixo, a cooperação e, em nível mais alto, a comunicação.

Através da meditação podemos visualizar o estado que vamos atingir pelo crescimento espiritual. Se não temos exemplos a imitar em algumas áreas de desenvolvimento, a psique precisa aprender, mediante o trabalho do caminho, a escolher figuras realistas e positivas. Para isso é preciso prestar atenção a essa necessidade e pensar nas visões interiores da pessoa integrada, unificada, harmonizada, que expressa o contato e a unificação com o eu divino.

A unidade interior com nosso eu eterno torna possível usar a capacidade criativa para explorar qualquer área da verdade universal na qual estejamos interessados. Criamos, assim, uma receptividade criativa com respeito à experiência do estado eterno além da morte física. Essa percepção não é confiável se a buscamos pelo medo da morte, mas somente quando não a temermos.

Para perder esse medo precisamos viver muitas mortes em nossas vidas, desde as pequenas às maiores. A superação do estado dualista para o estado unificado é obtido, portanto, por meio da compreensão ou conhecimento vivido de que no plano unificado de consciência não há opostos e onde vida e morte são um continuum. Isso só pode ser entendido, quando os processos da vida interior e as leis da vida são percebidos e vivenciados emocionalmente.

Palestras: 080, 143, 144, 159, 210

080: COOPERAÇÃO, COMUNICAÇÃO, UNIÃO
143: UNIDADE E DUALIDADE
144: O PROCESSO E O SIGNIFICADO DO CRESCIMENTO
159: A MANIFESTAÇÃO DA VIDA É A EXPRESSÃO DA ILUSÃO DUALISTA
210: PROCESSO DE VISUALIZAÇÃO PARA ATINGIR O ESTADO UNITIVO

ABC

Sentença do Guia “Quando vocês verdadeiramente puderem ver a relação causa e efeito na sua vida, vocês não só estarão motivados a desistir das atitudes e intenções negativas e a criar a intencionalidade positiva, vocês também ganharão maior percepção e maturidade emocional e espiritual. Maturidade é, num amplo sentido a habilidade de reunir causa e efeito.” P. 196