Vitória
Recomende:

Veja: Crenças negativas, Fracasso

É resultado de uma atitude em relação à vida. Está impregnada de falsas crenças, como a de que ser um vitorioso significa ser implacável, egoísta, passar por cima dos outros, levar a melhor sobre eles, menosprezá-los. Não há espaço para consideração, gentileza, simpatia. Se essas emoções forem permitidas, o temido resultado é solidão, ressentimento, autopiedade, desprezo por si mesmo, fracasso e frustração.

A maioria dos seres humanos tem esse falso conceito, pelo menos em alguma medida. Alguns apresentam essa atitude como um clima geral em relação à vida, outros apenas em algumas áreas. Essa alternativa faz pesadas exigências ao eu que não apenas são difíceis de realizar, como destrutivas para todos os envolvidos. É desnecessário fazer uma escolha tão ruim.

A limitação de acreditar que apenas essa alternativa existe é equivocada porque de fato é possível afirmar nossos direitos, tomar providências para obter o que desejamos sem sermos cruéis ou sem privarmos alguém de alguma coisa.

De fato, é necessário buscar o que queremos, mas convencidos da conclusão errada e limitada ficamos com sentimento de culpa ao procurarmos obter o que queremos. Por isso, uma sutil corrente-não entrava o caminho.

Da mesma forma, é possível, de vez em quando, renunciar a uma vantagem imediata no interesse de uma pessoa amada, sem jamais renunciar a todos os nossos direitos e vantagens. Quando encontrarmos o equilíbrio certo entre nossa vontade e as forças criativas nenhuma satisfação estará ausente da nossa vida.

Palestra: 129

129: VITORIOSO X FRACASSADO; INTERAÇÃO ENTRE O EU E AS FORÇAS CRIATIVAS

ABC

Sentença do Guia “Pois bem, o que fazer para mudar os sentimentos mais recônditos? Esse é o problema! É por aí que precisamos começar, é aí que preciso mostrar o caminho, o que fazer. Em primeiro lugar, meus amigos, vocês não podem mudar nada enquanto não souberem o que está de fato em vocês!” P. 025