Vontade divina
Recomende:

Veja: Forças da atividade e da passividade, Leis Espirituais

É uma manifestação do princípio ativo (consciência espontânea), força vital que cria, energia potente que impregna a criação e todas as criaturas, podendo ser usada por todos os seres vivos conscientes e do princípio passivo (Lei automática), substância vital, sobre a qual age o princípio criativo.

O aspecto impessoal de Deus manifesta-se como lei, qualquer que seja (mental, psicológica, espiritual, física). Essas leis são operadas pela força ativa dos pensamentos, sentimentos, intenções, vontade, motivações e atitudes.

A pessoa que trilha o caminho de autoconhecimento passa a saber sob que aspecto as suas correntes emocionais se afastaram claramente da lei divina. Às vezes percebemos de imediato, ao descobrirmos a natureza de um desejo até então oculto, que ele é contrário à vontade de Deus, mesmo sem qualquer conhecimento metafísico especial.

Em outras ocasiões, talvez seja preciso ir um pouco mais fundo e separar a motivação pura da impura, na mesma corrente de desejo. Raramente encontramos a resposta encarando o problema em questão e perguntando a nós mesmos se o ato que temos em mente é certo ou errado. As decisões que avaliamos poderiam, em princípio, ser certas de um jeito ou de outro. No entanto, para cada pessoa existe sempre apenas um jeito certo, e muitos, muitos jeitos errados possíveis.

Precisamos, portanto, avaliar nossas verdadeiras e honestas motivações por trás das motivações aparentemente boas. Isso determina qual é o ato certo ou errado para cada pessoa, e não o valor ético do ato em si. Enquanto não descobrirmos todas as motivações de um desejo, não seremos capazes de saber qual é o ato certo para nós mesmos.

Palestras: 003, 029

003: O MUNDO ESPIRITUAL - VOCÊ ESCOLHE O SEU DESTINO
029: AS FORÇAS DA ATIVIDADE E DA PASSIVIDADE - ENCONTRANDO A VONTADE DE DEUS

ABC

Sentença do Guia “ Se você agora odeia, diga com sua mente consciente: “Eu também tenho em mim a possibilidade de amar. Eu quero este novo estado e desejo utilizar todas as minhas energias e forças criativas ocultas.” P.201