É uma referência ao segundo plano mais elevado e menos denso de um conjunto nos quais estão dispostas uma série de entidades.
No elevado reino de luz existe uma hierarquia dos doze princípios básicos ou forças ativas e passivas. Elas estão concentradas e são conduzidas por entidades correspondentes, cada uma delas representando ou constituindo uma personificação desses princípios ativos e passivos. Cada uma delas é perfeita à sua maneira. Todo o universo é impregnado dessas forças, sendo possível uma variação e combinação infinita delas.
No "Pistis Sophia" estão presentes os “vinte e quatro invisíveis”. Isso refere-se a esses princípios, e também às correspondentes entidades. Elas são invisíveis em todas as esferas abaixo dessa. Mas nela esses princípios são visíveis, não apenas as entidades, mas também as forças. Elas são visíveis na forma de raios, de fios delicados que riscam a atmosfera. São perceptíveis não apenas pelas diferentes cores e matizes, mas também pelo aroma e tom e outros meios de percepção que ainda não conhecemos.
Pistis Sophia é um importante texto Gnóstico. As cinco cópias remanescentes, que os estudiosos datam do período entre 250 a 300 dC, relatam os ensinamentos Gnósticos do Jesus transfigurado aos apóstolos (incluindo Maria de Magdala, Maria, mãe de Jesus e Marta), quando o Cristo ressuscitado havia passado onze anos falando com seus discípulos. Nele as estruturas complexas e as hierarquias celestes familiares nos ensinamentos Gnósticos são reveladas. O mais conhecido dos cinco manuscritos de "Pistis Sophia" está amarrado com um outro texto gnóstico numa encadernação intitulada "Piste Sophiea Cotice". Este Codice Askew foi adquirido pelo Museu Britânico em 1795 de um certo Dr. Askew. Até a descoberta da Biblioteca de Nag Hammadi, em 1945, o Códice Askew era um dos três códices que continham quase todos os escritos gnósticos que sobreviveram à eliminação dessa literatura, sendo os outros dois o Códice Bruce e o Códice de Berlim. Com exceção dessas fontes, tudo o que foi escrito sobre o Gnosticismo antes de Nag Hammadi é baseado em citações, caricaturas e inferências a partir dos escritos dos Pais da Igreja, inimigos do Gnosticismo. O objetivo destes textos era polêmico, apresentando os ensinamentos Gnósticos como absurdos, bizarros, egoístas e como uma heresia aberrante do ponto de vista do cristianismo paulino ortodoxo. Cf in:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pistis_Sophia.