Ponto de ruptura
Recomende:

Veja: Criação, Matéria

É o ponto culminante, onde uma criação se manifesta e se materializa. Essa manifestação pode ser no plano psíquico, não necessariamente no plano terrestre. É uma espécie de clímax, de orgasmo criativo no processo universal.

As explosões são as manifestações finais que criam eventos, situações de vida, uma obra de arte, um organismo humano, um tom musical que atinge o ouvido, uma nova atitude em relação à vida. Uma vez que a explosão tenha acontecido – de acordo com a atitude, a intenção, o pensamento e a vontade responsáveis por essa criação – ela pode ter atingido seu ponto de explosão final no que toca a essa organização em particular. As energias liberadas após a explosão podem ser reformuladas, reorganizadas, reorientadas, colhidas e direcionadas em uma nova direção, dando início a um novo ponto psíquico nuclear.

Ponto de ruptura também é entendido como um colapso que sofre, em algum momento, a entidade que escolheu se afastar do centro interior, o que, desse ponto de vista, é uma bênção. Atingir esse ponto de ruptura permite à entidade descobrir outra direção.

Palestras: 168, 214

168: DOIS MODOS BÁSICOS DE VIDA - APROXIMANDO E AFASTANDO DO CENTRO
214: PONTOS PSÍQUICOS NUCLEARES

ABC

Sentença do Guia “A fé é compreensão superior, a fé é saber e este saber é graça. É preciso fazer juz à graça. Isto acontece quando a boa vontade da pessoa se torna manifesta e conquista as correntes transversais inconscientes que tentam negar a verdade.” P. 012