Princípios Básicos (do pathwork)
Recomende:

Veja: Autoconhecimento, Autorresponsabilidade

São aspectos que conduzem o trabalho de autoconhecimento.

O processo de expansão da mente e transcendência das próprias limitações momentâneas só pode se desenvolver através de um esforço deliberado e consciente nesse sentido. O esforço não é um trabalho da vontade e da mente, mas um processo de abertura que considera novas alternativas que podem depois se transformar em realidade.

O Pathwork exige um modo de aproximação à espiritualidade que ilumina, com a luz da percepção da consciência e experiência, as distorções interiores, o sofrimento, mas também a verdade interior, a beleza, o amor, a bondade e a alegria.

Os níveis a serem trabalhados ao longo do caminho, e em cada nível de um modo diferente, abrangem os seguintes aspectos da personalidade humana: nível da mente e do pensamento; o nível da vontade; o nível dos sentimentos; o nível do corpo e da expressão física.

O processo de unificação começa quando todos esses níveis forem conscientes, quando a inevitável divergência entre eles for encarada e aceita, quando o Eu Inferior for compreendido, aceito e anulado, quando se renunciar ao Eu Máscara. Então, a unificação na realidade espiritual do ser poderá acontecer de um modo verdadeiro.

Há três tipos necessários de trabalho de tratamento pessoal nesse Caminho. Um é o comportamento exterior, ou seja, o reconhecimento das falhas e qualidades visíveis, tudo que está na superfície. Depois vem a fase seguinte, o tratamento daquela camada que não pertence diretamente ao subconsciente, mas da qual não estamos cientes porque fugimos dela. Essas camadas muitas vezes se relacionam. E depois vem a terceira camada, a mente subconsciente, que é igualmente importante. E é possível, devagar mas com certeza, descobrir o que está lá dentro, pelo menos até certo ponto. Essas camadas exigem tratamentos diferenciados.

Antes de se chegar ao ponto do desenvolvimento em que terminam os períodos de prova, os períodos de perturbação, é preciso passar pelo estágio de entender completamente os períodos de dificuldade e enfrentá-los com coragem e sabedoria.

Um aspecto intrínseco deste trabalho é que nos afastamos da ilusão de sermos vítimas inocentes e procuramos nos transformar na chave para a liberdade, que é a responsabilidade por nós mesmos.

Palestras: 025, 193

025: O CAMINHO: PASSOS INICIAIS, PREPARAÇÃO E DECISÕES
193: RESUMO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO PATHWORK: SEU OBJETIVO E PROCESSO

ABC

Sentença do Guia “Qualquer coisa que não seja reconhecida no homem e que está em desacordo com as leis espirituais é como um bloqueio que nós não conseguimos penetrar. Toda opinião obstinada é um desses bloqueios.” P. 008