Ressentimento
Recomende:

Veja: Aceitação, Lei da Fraternidade, Projeção

É uma reação interna em que percebemos nossas desarmonias como se fossem provocadas pelos defeitos dos outros. Isso significa que no fundo não gostamos delas como são, e queremos transformá-las em seres diferentes.

Essa reação viola a Lei da Fraternidade. O que retira a nossa paz não é o que os outros fazem, mas sempre e unicamente nossas atitudes erradas e nossa luta interior contra situações que não podemos mudar e que não nos cabe mudar. A verdadeira tolerância e aceitação é enxergar claramente os defeitos dos outros, sem medo de amá-los e respeitá-los menos por conta disso.

No entanto, é preciso saber discriminar ressentimentos compreensíveis e saudáveis, desde que façamos alguma coisa a respeito deles, em vez de deixarmos a situação como está, daqueles que não são.

Para reorientar as forças da alma na direção da sua verdadeira natureza e restaurar nossa saúde intrínseca, devemos nos desligar da pessoa ou pessoas específicas de quem esperamos nossa satisfação da vida, e que, precisamente por isso, ao mesmo tempo nos despertam ressentimento.

Precisamos reconhecer que criamos expectativas sobre essas pessoas e exigimos delas o que ninguém pode fazer, além de nós mesmos.

Palestras: 033, 077, 157

033: O TRABALHO COMO EU; FÉ CERTA E ERRADA.
077: AUTOCONFIANÇA: SUA VERDADEIRA ORIGEM E O QUÊ A PROÍBE
157: INFINITAS POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS PREJUDICADAS PELA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL

ABC

Sentença do Guia “A mudança só pode ser produzida de forma bastante indireta: por controle remoto, se posso usar essa expressão. A cada passo "para cima" que você dá no seu Pathwork, pouco a pouco, os seus sentimentos mudarão de maneira automática, natural e gradual. Mas uma das condições para realizá-lo é que você torne o seu subconsciente conhecido à sua consciência.” P. 013