Ritual
Recomende:

Veja: Ponto luminoso

É um símbolo, uma lembrança, um convite para pensar sobre o seu significado interior. Em si, o ritual não atende qualquer propósito. É preciso olhar além dele, para o seu sentido profundo.

Existem duas atitudes humanas equivocadas em relação ao ritual: aquela que segue o ritual, pensando que ao segui-lo está penetrando no seu sentido oculto, o que é uma ilusão, e implica preguiça de pensamento. Aí existe o equívoco de que com um mínimo de esforço um máximo pode ser obtido. Muitas pessoas adotam essa atitude de modo sutil, e não apenas aquelas que pertencem a uma ou outra instituição religiosa.

A outra atitude é a de que o ritual não significa nada. Até certo ponto é verdade, mas falta estar atento para o fato de que algo sábio, verdadeiro, flexível e vivo pode estar por trás do ritual. Se estivermos dispostos a considerar essa possibilidade, por certo nos abriremos para investigar o que existe escondido nele.

Ritual em si não tem nada a ver com o caminho de autoconhecimento, crescimento, liberdade que todos somos convidados e convocados a atingir mais cedo ou mais tarde.

Palestra: 070q

070: PERGUNTAS E RESPOSTAS

ABC

Sentença do Guia “Encarar o eu muitas vezes significa desapontamento, porque o homem acredita que está muito mais avançado em seu desenvolvimento –até que encontra seu lado feio. Ele pensa que só o que fez conta, mas as emoções também contam, e elas causam tantos efeitos como as ações exteriores.” P.005