Auto-observação
Recomende:

Veja: Autocondenação

É certa dose de calma e atenção aos nossos processos internos e que nos dá a medida do que está anormal e do que é natural tanto no corpo físico, quanto nos corpos mental, emocional e espiritual.

A introspecção saudável e a sinceridade com nós mesmos só podem melhorar o contato e a preocupação com os outros. A concentração sobre nossa atitude diante de uma frustração é um ponto importante do trabalho de auto-observação, porque será um bom parâmetro para avaliar o estado de medo e tensão dentro de nós.

A auto-observação nos ajuda a conectar o sentimento com a mente e o corpo. A capacidade de auto-observação objetiva e compassiva é o atributo mais importante para o desenvolvimento de quem trilha o caminho espiritual. A observação objetiva é uma função positiva do ego que revela, na sua realidade comum, um aspecto do Eu Superior.

A autocondenação é um aspecto distorcido da auto-observação.

Palestras: 004, 071, 113, 166, 173

004: O CANSAÇO DO MUNDO EM CONTRAPOSIÇÃO AO AMOR: A PRECE
071: REALIDADE E ILUSÃO
113: A IDENTIFICAÇÃO COM O EU
166: PERCEPÇÃO, REAÇÃO, EXPRESSÃO
173: ATITUDES E PRÁTICAS BÁSICAS PARA ABRIR OS CENTROS DE ENERGIA

ABC

Sentença do Guia “Encarar o eu muitas vezes significa desapontamento, porque o homem acredita que está muito mais avançado em seu desenvolvimento –até que encontra seu lado feio. Ele pensa que só o que fez conta, mas as emoções também contam, e elas causam tantos efeitos como as ações exteriores.” P.005