Respiração
Recomende:

Veja: Pulsação da consciência

A respiração é um movimento de troca do ar.

A expiração é expansão; a inalação é a restrição. E então há - o que, novamente, é com tanta frequência ignorado e esquecido - o terceiro princípio: há o momento em que se segura. Esta é a parte mais importante da respiração. Não faz qualquer diferença o fato desse momento ser breve, mas ele é aquele elemento que confere ritmo e harmonia ao respirar.

Qualquer tipo de transe, seja ele mediúnico ou de qualquer outra espécie, acontece através da parte que retém e não respira, que deve ser estendida para alcançar o transe.

A respiração tem o mesmo ritmo ternário que está presente em todo o universo. Ele deve, com o tempo, ser encontrado em nosso crescimento interior. Isso já acontece, em alguma medida, embora nós não tenhamos consciência.

Quando um indivíduo faz um esforço para avançar, para usar a sua energia, para buscar a verdade, isso é expansão. E quando chega o tempo necessário de assimilar o que foi aprendido e aplicá-lo à própria personalidade, quando a busca é empreendida no próprio interior, quando o indivíduo busca dentro de si mesmo, isso é restrição. Não podemos nos desenvolver sem os movimentos para fora e para dentro, e sem assimilar a ambos.

Palestra: 055q

055: TRÊS PRINCÍPIOS CÓSMICOS: EXPANSÃO, CONTRAÇÃO E ESTAGNAÇÃO.

ABC

Sentença do Guia “Encarar o eu muitas vezes significa desapontamento, porque o homem acredita que está muito mais avançado em seu desenvolvimento –até que encontra seu lado feio. Ele pensa que só o que fez conta, mas as emoções também contam, e elas causam tantos efeitos como as ações exteriores.” P.005