Ponto luminoso da retirada
Recomende:

Veja: Distorção da essência, Dor da solidão, Intimidade

O aspecto original divino da retirada é a autocontenção, autossuficiência, imparcialidade, serenidade.

Em cada vida saudável deve existir um equilíbrio harmonioso entre partilhar intimamente com os outros em uma troca dinâmica, por um lado, e estar em isolamento, de modo a se reabastecer a partir de dentro, por outro lado.

Se ficamos assustados com o contato íntimo, vamos buscar a reclusão, o que será então algo solitário e piegas, em vez da bela versão em seu estado original, quando é um momento de nos reabastecermos, um momento de ir para nós mesmos, de fazer contato com nosso ser interior, de nos comunicarmos com nossa natureza interna e externa. Se ficamos assustados com o contato e a partilha entramos na dor da solidão.

Troca e isolamento devem coexistir em conforto emocional absoluto. Quando falta um, deve estar faltando o outro também, até que o equilíbrio seja restabelecido. Então os frutos nos podem ser dados e o equilíbrio será correto.

Palestra: 219

219: I. A MENSAGEM DE NATAL - II. MENSAGEM PARA AS CRIANÇAS

ABC

Sentença do Guia “Seria demais dedicar um certo tempo e esforço todos os dias para olhar para si mesmo, encontrar áreas onde algo está faltando, a fim de melhorar sua consciência espiritual?” P.003