Consciência sobreposta (ou falsa)
Recomende:

Veja: Autopunição, Moralismo

É a consciência formada pelas normas morais adquiridas nos processos de socialização e educação com o intuito de melhorar o homem. Essas normas funcionam como uma coação, fortalecendo a consciência sobreposta e encobrindo a consciência interior, real.

Ela esconde o Eu Inferior em vez de trazê-lo à tona e dessa forma elimina a possibilidade de fazê-lo superar seu estado infantil. Ela esconde a força vital mais construtiva e criativa e os impulsos que liberariam essa força. Ela instila uma visão irrealista e distorcida de si mesmo e cria a autopunição.

Ela não impede o crime ou atos destrutivos. Ao contrário, causa tal pressão, que a pessoa é levada a cometer atos que não pode evitar, porque usa há muito tempo a consciência sobreposta em vez de dar a si mesma a chance de entrar em contato com a consciência interior que faz parte do centro espiritual.

Quando o homem se revolta contra as leis e as normas éticas e morais, ele o faz por causa dessa consciência sobreposta e dura que não conhece misericórdia, é inflexível em suas exigências e cega em sua avaliação.

A luta entre a consciência sobreposta e a criança primitiva, autocentrada e destrutiva é trágica, porque nós ignoramos sua existência. Só o reconhecimento e a aceitação da criança egoísta dentro de nós permitirão que ela cresça.

A consciência sobreposta gera culpa não razoável e não justificada e, consequentemente, autopunição. A revolta contra ela indica tão pouca liberdade como a obediência a ela.

Eva Pierrakos. Caminho para o Eu Real. São Paulo: Publicação Interna Pathwork São Paulo, 2012, Capítulo 15.

Palestras: 063q, 116

063: PERGUNTAS E RESPOSTAS
116: ALCANÇANDO O CENTRO ESPIRITUAL – A LUTA ENTRE O EU INFERIOR E A CONSCIÊNCIA SUPERPOSTA

ABC

Sentença do Guia “A prece é o prelúdio da meditação. A prece envolve apenas pensamentos. A meditação é a prece que envolve os sentimentos e as forças da alma, ao contrário das forças do pensamento. Para atingir esse segundo passo, mais avançado, o homem precisa de uma certa disciplina e concentração, que aprende através da prece.” P. 009