Covardia
Recomende:

Veja: Automatismo, Coragem, Humildade, Medo da autorresponsabilidade

É a atitude de tomar leis e normas por certas e inevitáveis, sem questionamento.

É a falta de coragem que leva a pessoa a repetir códigos morais que lhe foram transmitidos, em vez de questioná-los com seu raciocínio mais profundo, sincero e honesto. Ela aceita muitas leis herdadas porque tem medo das consequências, tem medo que a opinião dos outros seja diferente, o que poderia causar conflito. Quando essas motivações são examinadas e enfrentadas com honestidade é inevitável perceber que o simples oportunismo – em termos emocionais – exerce papel preponderante.

A covardia trai uma verdade que tem medo de nomear para obter a aprovação ou até a admiração dos outros. Ela também está presente na motivação cega, não contestadora, de matiz emocional e oportunista, ainda que superficialmente apareça ao resto do mundo como desafio corajoso.

Muitas vezes, o verdadeiro motivo do desamor por si mesmo é, pelo menos em parte, a covardia de trair a verdade para obter a aprovação alheia. A covardia que leva ao conformismo é igual ao orgulho de ser melhor. Só é possível eliminar esses dois sentimentos, quando existe a coragem de questionar fatos aparentemente inevitáveis e a humildade de não precisar ser melhor. Essa é a liberdade que abre o portão para o universo. E abre o portão para o Eu Real.

Palestra: 150

150: GOSTAR DE SI MESMO, CONDIÇÃO PARA O ESTADO UNIVERSAL DE BEM AVENTURANÇA.

ABC

Sentença do Guia “Seria demais dedicar um certo tempo e esforço todos os dias para olhar para si mesmo, encontrar áreas onde algo está faltando, a fim de melhorar sua consciência espiritual?” P.003