Desejo de proximidade
Recomende:

Veja: Medo da solidão, Medo de proximidade, Motivação

É o anseio do ser humano superar o isolamento e a solidão.

Frequentemente o desejo e o medo são igualmente fortes, de modo que as pessoas são puxadas e empurradas em direções opostas. O desejo de proximidade só pode ser bem sucedido sob a motivação do nosso ser mais profundo, quando o relacionamento e a autoexpressão íntimos fluem com a corrente da vida e trazem uma paz dinâmica. Tudo o mais é pressão, esforço e disciplina difícil, que não conduz à grande liberdade e alegria da intimidade.

No momento em que dedicarmos deliberadamente o melhor de nós mesmos à vida, a mudança interna e externa será considerável. O que era difícil, laborioso, medroso, extenuante, desolado e solitário, se tornará fácil, autoperpetuador, relaxado, seguro e brilhante. Sentiremos um profundo sentimento de unidade com o mundo, com os outros e com todo o processo de criação.

Quando nossa psique for acionada pelo "eu e o outro", não haverá mais conflito entre dar e receber, nem mais recusa em acrescentar à vida; consequentemente, a dor e o sofrimento profundos, o isolamento e o conflito, a culpa e a frustração cessarão.

Palestra: 138

138: O DILEMA HUMANO DE DESEJAR E TEMER A PROXIMIDADE

ABC

Sentença do Guia “A jornada para a crença positiva, a fé nas possibilidades de desdobramentos positivos exige um período de crescimento, um período de amadurecimento. Essa necessidade existe simplesmente porque seus processos mentais estão tão acostumados a acreditar no negativo que precisam ser reajustados.” P.236