Motivação (saudável e doentia)
Recomende:

Veja: Desejo

É a capacidade de desejar algo.

A falta de motivação é, ao lado da confusão, a responsável direta pela insatisfação, pela falta de sucesso.

A motivação doentia e tensa está sempre ligada ao medo, ao desejo de algo para obter um fim. O uso da disciplina e força sem decisão independente e plena convicção produzirá uma motivação doentia, cujos resultados não são construtivos.

A motivação saudável é o gesto interno pelo qual se deseja alguma coisa por ela mesma. A motivação nítida e altruísta precisa ser conscientemente cultivada, controlada, quando está diluída ou fraca, e fortalecida, quando vem à tona em toda sua beleza. Essa motivação precisa ser esclarecida e nutrida constantemente. A energia necessária para isso não pode ficar entregue a si mesma. Ela também precisa ser controlada e alimentada. Todos os dias, deve-se formular o desejo de um modo claro para obter orientação e inspiração.

Uma motivação não exclui necessariamente outra.

Palestras: 056, 074, 095, 157

056: A CAPACIDADE DE DESEJAR
074: CONFUSÕES DUVIDOSAS E MOTIVAÇÕES NEBULOSAS
095: AUTO-ALIENAÇÃO; O CAMINHO DE VOLTA AO EU REAL
157: INFINITAS POSSIBILIDADES DE EXPERIÊNCIAS PREJUDICADAS PELA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL

ABC

Sentença do Guia “Pois bem, como pode ser ativado o eu interior? Ele não se ativa sozinho, pois reage apenas à consciência. Toda a consciência de vocês (exterior e interior) tem o poder de dirigir esse ser interior, com todos os seus maravilhosos recursos, sua inteligência e seu poder.” P. 134