Deslocamento (de necessidades e sentimentos)
Recomende:

Veja: Negação, Projeção, Pseudossolução, Sobreposição, Substituição

É a perda do “ponto agora” ou um desvio do destino de nossos sentimentos desconfortáveis (dor e raiva) das pessoas e situações originais para outras pessoas e situações.

Este é um mecanismo de “pseudossolução” tanto do problema da confrontação, como do risco de possíveis perdas. Dessa maneira, “resolvemos” o problema de encontrar um canal de vazão para o forte acúmulo de energia sem comprometer o relacionamento com alguém importante em nossa vida ou alterar uma situação que valorizamos.

O deslocamento gera caos e desordem, uma total confusão sobre o que realmente é, um desligamento total do continuum da existência interior. Gera, portanto, medo e fragmentação. Conseguir identificar quando e como usamos esse mecanismo diminui seu efeito perturbador.

O processo do deslocamento envolve alguns passos:

a)reconhecimento de uma necessidade ou sentimento;

b)crença de que essa necessidade ou sentimento é errado;

c)sentimentos de medo, culpa e vergonha;

d)a necessidade saudável se transmuta em algo ruim;

e)surge o movimento de ocultação e a energia existente já se transformou numa energia de outro tipo.

O deslocamento pode ser horizontal, onde uma camada cobre outra e vertical, quando uma forma de expressão substitui outra.

A compulsão resulta tanto de deslocamentos horizontais quanto verticais. Quando uma situação ou um relacionamento causa mais preocupação do que realisticamente justificado, pode-se supor com certeza que a verdadeira causa é o deslocamento de uma necessidade.

Vários aspectos do deslocamento são tratados nas palestras: relação com a depressão (106); deslocamento horizontal e vertical (121); deslocamento e necessidades (121); deslocamento e superimposição e substituição (121).

106: TRISTEZA VERSUS DEPRESSÃO; RELACIONAMENTO
121: DESLOCAMENTO,SUBSTITUIÇÃO, SOBREPOSIÇÃO

Eva Pierrakos. Caminho para o Eu Real. São Paulo: Publicação Interna Pathwork São Paulo, 2012, Capítulo 23.

Palestras: 106, 121, 215

106: TRISTEZA VERSUS DEPRESSÃO; RELACIONAMENTO
121: DESLOCAMENTO,SUBSTITUIÇÃO, SOBREPOSIÇÃO
215: PONTOS NUCLEARES PSÍQUICOS-CONTINUAÇÃO-O PROCESSO NO AGORA

ABC

Sentença do Guia “A vida envia um chamado; ela faz uma exigência a cada indivíduo. A maioria das pessoas sentem esse chamado. Apenas à medida que se torna consciente das suas próprias ilusões é que você pode simultaneamente tornar-se mais consciente da verdade que está dentro de você mesmo e, portanto, da vida.” P. 145