Fala
Recomende:

Veja: Autoconhecimento, Autorrevelação, Exposição

É um instrumento terapêutico no trabalho de autoconhecimento.

O fato de dizer o que desejamos, descrever a obstrução percebida até aquele momento, sua extensão, e o motivo de existência da corrente-não observada, permite que ganhemos uma clareza que falta quando os desejos ficam apenas no pensamento ou no papel. Além disso, o outro que escuta, não envolvido, pode ter um insight, que não temos devido ao nosso envolvimento.

Falar sobre a área problemática alivia a tensão, libera uma valiosa energia, e as coisas são vistas de outra perspectiva. Para falar sobre a área difícil é necessário também superar uma corrente-não, manifesta numa profunda vergonha. Falar é a melhor maneira de mostrar que essa vergonha é falsa, é uma ilusão.

Existe uma diferença entre falar sobre o problema, sobre os sentimentos e reações, e falar sobre tudo isso para esgotar o assunto. A primeira etapa muitas vezes é um começo necessário e bom, mas ao chegar à segunda etapa a pessoa está muito próxima do objetivo de passar para a corrente-sim nessa área específica.

Quando o eu interior cutuca a pessoa para que fale e ela não o faz, a pressão acumulada relativa à necessidade de falar é dirigida para canais improdutivos. A corrente-não está em ação.

Quando essa pressão é aliviada em circunstâncias inadequadas, a pessoa automaticamente se concentra em questões que não têm relação direta com a área problemática, o que pode prejudicar o processo de crescimento para o qual a pessoa já está pronta. A desarmonia se espalha porque o que é revelado é uma meia verdade.

Se a pressão provocada pela necessidade interior de abrir-se totalmente em relação a uma área problemática for desviada para outros canais, o resultado é desordem e estagnação.

O alívio momentâneo do desvio é como o sentimento momentâneo de prazer provocado por abandonar-se à resistência ou a qualquer impulso destrutivo.

O alívio da verdade, ao contrário do peso do equívoco, tomará conta quando estivermos dispostos a falar com sinceridade. Não é algo que possa ser feito de uma assentada e é preciso solicitar ajuda do Eu Superior. Nesse caso, vamos saber o que significa viver sem vergonha, sem necessidade de se isolar, sem o peso de esconder o verdadeiro eu.

Falar sobre o que nos perturba é um remédio espiritual e emocional muito necessário.

Palestra: 125

125: TRANSIÇÃO DA CORRENTE DO NÃO PARA A CORRENTE DO SIM

ABC

Sentença do Guia “Existe uma aceleração geral do processo de evolução, que se manifesta de diversas maneiras. Para começar, nunca antes o conhecimento das realidades interiores foi acessível às pessoas em geral. É um fato sem precedentes na história de vocês.” P. 255