Infidelidade
Recomende:

Veja: Autovalor, Fidelidade, Imaturidade, Traição

É uma busca cega. Muitas motivações podem explicar esse comportamento.

Se uma pessoa é infiel, isso normalmente é tomado como um insulto ou rejeição pessoal. Claro que não é bem assim. No entanto, é verdade que se é um padrão repetitivo, esse comportamento indicaria um grau de imaturidade. Pode ser uma busca, um anseio por algo, sem saber o quê. Muitas vezes é uma busca de autoexpressão canalizada erradamente, ou um anseio de autoafirmação, também canalizado erradamente.

Se isso for reconhecido pelo parceiro, a mágoa pessoal poderá ser eliminada ou bastante diminuída. A compreensão do parceiro pode provocar uma mudança da situação, de modo que o outro deixe de ser infiel ou tenha esse desejo bem diminuído. É bem possível que muitos fatores, nos dois parceiros, contribuam para provocar a infidelidade.

Se alguém é traído, é porque muitas vezes sua capacidade de amar é insuficiente. A expressão livre e espontânea do amor dessa pessoa pode estar paralisada e inibida. Isso pode acontecer de maneira tão sutil, enquanto por fora existe grande capacidade de dar afeto, que a pessoa pode não ter consciência exata do que se passa. Portanto, o parceiro pode reagir com infidelidade, porque o que está buscando é essa autoexpressão livre, e precisa que ela exista antes no parceiro, para depois se manifestar nele.

Todos anseiam pela verdadeira fusão e união de almas, mas quanto mais inibições e medos inconscientes existem em nós, mais atraímos parceiros que têm liberdade suficiente para nos ajudar nessa liberação. Se descobrirmos e resolvermos essas inibições, poderemos ajudar o parceiro para que ele também se libere e não tenha mais necessidade de ser infiel ou, quando se revelar imaturo demais, atrairmos o tipo de parceiro condizente com a nossa nova personalidade.

Num episódio de traição, nosso verdadeiro valor não está em questão, mesmo que possamos, de fato, contribuir para a infidelidade, por causa do anseio infantil de sermos amados em vez de darmos amor com maturidade, por causa dos medos, inibições e da vergonha que são sempre uma manifestação de preocupação consigo mesmo e orgulho.

Palestras: 069, 074q

069: A ÂNSIA DE OBSERVAR OS RESULTADOS ENQUANTO NO CAMINHO; REALIZAÇÃO OU REPRESSÃO DO DESEJO VÁLIDO DE SER AMADO
074: CONFUSÕES DUVIDOSAS E MOTIVAÇÕES NEBULOSAS

ABC

Sentença do Guia “O fator decisivo não é com que um homem nasceu – vantagens e desvantagens, positivo ou negativo (do ponto de vista humano) – e sim o que o homem faz com isso.” P. 010