Forças de luz
Recomende:

Veja: Plano de Salvação

São a personificação e a emanação de cada aspecto divino na criação, isto é, de cada boa qualidade ou virtude na qual possamos pensar.

Cada uma dessas forças está representada por um espírito ou anjo. Estas forças individualizadas se reúnem num vasto reservatório, sendo unas com Deus. Elas constituem um todo harmonioso e emanam dessa esfera onde estão concentradas para todas as esferas abaixo do Mundo de Luz Superior em força decrescente.

Essas forças de luz apresentam uma organização, denominada ordem. Cada ordem representa uma dessas forças de luz especial, encabeçada por um espírito individualizado e passando por um completo Plano de Salvação em diferentes gradações, como um tipo de hierarquia.

Estas ordens também são designadas como coros e se distinguem umas das outras pelas marcas especiais, a aparência das vestimentas e assim por diante. Cada ser criado - incluindo cada ser humano - pertence a uma destas ordens particulares das forças de luz.

Nossa personalidade de base ou nosso ser básico é parte de uma dessas forças de luz ou ordens. Todo aspecto divino da criação, no entanto, depois da queda, sofreu uma perversão transformando-se exatamente em seu contrário.

A distorção das forças da escuridão, na qual passamos a acreditar – e a nossa natureza inferior gosta de acreditar nisso – é que ser pessimista e negativo significa aceitar as aflições da vida. No entanto, negar que as aflições existam é uma distorção da atitude saudável e positiva. O que se espera de quem trilha o caminho do autoconhecimento é que encare a escuridão de maneira construtiva, para descobrir as causas interiores que deram origem a ela.

Palestras: 030, 037

030: A VONTADE DO EGO, O ORGULHO E O MEDO
037: ACEITAÇÃO, O MODO CERTO E ERRADO; DIGNIDADE NA HUMILDADE

ABC

Sentença do Guia “O amor a Deus, o anseio de Deus, é a força propulsora em todo ser humano. Mesmo os que ainda não encontraram Deus, ou que acham que não acreditam em Deus, abrigam na alma estas tendências poderosas.” P. 002