Ego saudável
Recomende:

Veja: Poder Criativo Universal

É o que tem atitudes amorosas, generosas, abertas, confiantes, realistas e autoassertivas. Tudo isto é parte da realidade maior e da legitimidade da substância divina.

Para transcender-se, render-se a algo maior que está dentro, o ego pode viver três processos na vida material: um dos mais automáticos, geralmente acessível, é o sono que oferece um descanso das tensões e trabalhos diários; outro é o envolvimento e amor mútuos entre os sexos, que leva à experiência mais espiritual que o homem pode ter e que envolve todos os níveis do seu ser: mental, emocional, espiritual e físico. Finalmente, existe o processo da meditação profunda, compreendida como uma doação de si mesmo ao divino, à inteligência e verdade das forças universais.

Somente o ego forte, saudável e robusto pode renunciar a si mesmo e integrar-se à consciência universal.

O ego saudável precisa escolher dar esse passo. Antes que esse passo seja dado é preciso que o homem se veja como ele realmente é temporariamente, o que causa a mesma reação em todos os seres humanos, independente de seu tipo de personalidade exterior: uma exacerbada vergonha. É ela que leva os homens a fingirem, criando uma dramatização e uma intensificação de emoções, cujo objetivo é não entrar em contato com os sentimentos reais.

Acabam assim criando uma fenda aparentemente perigosa e intransponível entre o ego e o poder universal. Esse é um ponto crucial pelo qual todos nós passamos no processo de percepção e aceitação da conexão com a consciência universal.

Palestras: 141, 142, 161

141: A VOLTA AO NÍVEL ORIGINAL DE PERFEIÇÃO
142: O DESEJO E O MEDO DA FELICIDADE; TAMBÉM O MEDO DE SOLTAR O PEQUENO EGO
161: A NEGATIVIDADE INCONSCIENTE OBSTRUI A ENTREGA DO EGO AOS PROCESSOS INVOLUNTÁRIOS

ABC

Sentença do Guia “Pois bem, o que fazer para mudar os sentimentos mais recônditos? Esse é o problema! É por aí que precisamos começar, é aí que preciso mostrar o caminho, o que fazer. Em primeiro lugar, meus amigos, vocês não podem mudar nada enquanto não souberem o que está de fato em vocês!” P. 025