Arte
Recomende:

Veja: Criatividade, Sublimação

É expressão do processo de criatividade humana.

A arte não deve ser compreendida como fruto da sublimação, isto é, da condução do impulso do prazer para outra área da personalidade, embora isso possa ocorrer quando o impulso do prazer é reprimido. Numa personalidade integrada, o impulso do prazer poderia ser completado com a criação artística, um não invalida o outro.

O desejo de ser imortal através da arte é apenas outra variação do anseio do homem pela vida eterna e de sua luta contra a morte. Esse desejo de imortalidade pela arte (ou ciência ou qualquer outra expressão) em nada difere do religioso que se apega à fé, por medo.

Palestra: 082q

082: A CONQUISTA DA DUALIDADE SIMBOLIZADA PELA VIDA E MORTE DE JESUS

ABC

Sentença do Guia “Encarar o eu muitas vezes significa desapontamento, porque o homem acredita que está muito mais avançado em seu desenvolvimento –até que encontra seu lado feio. Ele pensa que só o que fez conta, mas as emoções também contam, e elas causam tantos efeitos como as ações exteriores.” P.005