Recomende:
|
Veja: Conhecimento, Eu Observador, Sentimentos, Vida
![]() |
É o conhecimento adquirido graças aos dados fornecidos pela própria vida. Experiência de vida é uma expressão intrínseca do ser interior de uma pessoa, e vice-versa, ou seja, uma pessoa é sempre produto de suas experiências anteriores. O modo como essas experiências são assimiladas ou entendidas determina o caráter, pensamentos, opiniões, sentimentos e emoções, atitudes e inclinações da pessoa. Em outros termos, a experiência determina a qualidade de vida e esta qualifica a experiência do eu.
A experiência interior só é possível quando conseguimos sentir. Logo, para saborear a vida ao máximo precisamos eliminar a defesa contra os sentimentos, percorrendo sentimentos dolorosos até o fim. Ao bloquear a experiência, nós nos anestesiamos.
Vários aspectos da experiência são tratados nas palestras: sua relação com o intelecto, as emoções, a força de vida, o movimento e a consciência (119); sua relação com a reação e a percepção (166); distinção e relação entre experiência interna e externa (191); experiência no relacionamento (166); experiência de Deus (255); medo da experiência (159q); meditação para abrir-se às novas experiências (203).
Palestras: 115, 119, 159q, 166, 191, 203, 255