Impaciência
Recomende:

Veja: Distorção, Imaturidade, Paciência, Urgência

É a não confiança na realização das metas desejadas, e quanto menor essa confiança, maior o indício de que existe um firme NÃO interior.

Constitui importante elemento da recriação, pois envolve o tempo com o qual se precisa lidar no nível do ego. É a distorção de um estado mais completo de consciência, no qual a criação é imediata. O pensamento produz a forma no momento em que é emitido. A impaciência é a memória dessa experiência sem a ligação com o ser interior, de modo que a lição que o ego aprendeu não é compreendida.

É, portanto, uma forma de imaturidade na qual a criança só vive no agora de forma equivocada e não sente a realidade do amanhã.

Em alguns casos, a pessoa completamente inativa pode estar num estado de impaciência interior.

A impaciência exterior consigo mesmo indica resistência interior. A acomodação exterior, o deixar as coisas correrem (da maneira errada) indica uma não aceitação interior do eu e uma luta feroz contra o eu e seus efeitos.

Essa luta feroz precisa ser trazida à tona, pois está sempre presente quando há problemas não resolvidos, quando há desequilíbrio, distorção, insatisfação. A luta entre o eu e o eu é projetada no exterior durante um tempo enorme, de modo que se supõe que a luta que existe é entre o eu e a vida ou os outros.

A impaciência no trabalho de autotransformação é provocada, em grande medida, pelo equívoco inconsciente de que precisamos ser perfeitos para sentir felicidade e contentamento. Mas isso não é verdade. Por causa desse equívoco, ficamos num estado muito frenético, quando descobrimos uma distorção e ainda não somos capazes de eliminá-la, porque falta algum entendimento.

Quando existe esse estado frenético, é bem mais difícil descobrir a desvantagem imaginada que nos faz não querer renunciar à situação em questão.

Palestras: 072, 092, 163, 186, 208

072: A RESPEITO DO MEDO DE AMAR
092: NECESSIDADES REPRIMIDAS, RENUNCIANDO ÀS NECESSIDADES CEGAS, REAÇÕES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
163: ATIVIDADE MENTAL E RECEPTIVIDADE MENTAL
186: O RISCO DA RECIPROCIDADE: FORÇA CURATIVA PARA MUDAR A VONTADE INTERIOR NEGATIVA
208: A CAPACIDADE INATA DO HOMEM PARA CRIAR

ABC

Sentença do Guia “Quando vocês verdadeiramente puderem ver a relação causa e efeito na sua vida, vocês não só estarão motivados a desistir das atitudes e intenções negativas e a criar a intencionalidade positiva, vocês também ganharão maior percepção e maturidade emocional e espiritual. Maturidade é, num amplo sentido a habilidade de reunir causa e efeito.” P. 196