Distorção
Recomende:

Veja: Confusão, Crenças negativas, Ignorância, Mal, Ponto luminoso

É um princípio poderoso do mal, com sua eficácia, personificação, hierarquia e reino.

A distorção inclui muitas variações, como por exemplo, a confusão e a meia-verdade A distorção inclui também o uso da verdade, onde ela não cabe ou não se aplica, de tal modo que a verdade se transforma sutilmente numa mentira sem que se consiga percebê-la facilmente como tal, porque ela se apresenta sob uma fachada de verdade divina e parece ser inatacável.

A distorção é o resultado da adoção de determinada atitude, mantida rigidamente. Isso acontece quando a personalidade, inconscientemente, encara tal atitude como solução para as dificuldades da vida. É muito importante reconhecer a origem positiva por trás de cada distorção. Ao mesmo tempo devemos estar vigilantes para não usar este julgamento a fim de justificar, disfarçar e assim perpetuar a versão distorcida.

O propósito de ver a origem positiva por trás da distorção é aprender que não há nada em nós que não seja originalmente divino. Nada deve ser negado e expulso. Mas a diferenciação deve ser feita entre a versão original e a distorcida. É um engano supor que influências externas seriam responsáveis pelas nossas distorções. Elas podem, por exemplo, fortalecer temporariamente um conceito errado, assim como outras influências na vida parecem constantemente fazer. Mas isso só dura enquanto a pessoa deseja fugir de si mesma.

É correto dizer que as pessoas que tendem a fugir de si mesmas serão mais atraídas para as influências que aparentemente promovem tendências de fuga, ou então irão escolher especialmente aqueles aspectos do ensinamento que a incentivam a afastar-se da raiz dos problemas, enquanto outras partes do próprio ensino, e que podem ajudá-las a virar na direção certa, serão esquecidas. Sempre que uma entidade está pronta para enfrentar a si mesma, assumindo a verdadeira autorresponsabilidade, ele ou ela será cada vez mais atraído para as esferas onde está habilitado a fazer exatamente isso, apesar das falhas inevitáveis em perfeição e verdade que existem em qualquer lugar na Terra.

Vários aspectos da distorção são tratados nas palestras: distorção como princípio do mal (248); distorção da essência (219).

248: TRÊS PRINCÍPIOS DAS FORÇAS DO MAL - PERSONIFICAÇÃO DO MAL
219: I. A MENSAGEM DE NATAL - II. MENSAGEM PARA AS CRIANÇAS

Palestras: 061q, 086, 219, 248

061: PERGUNTAS E RESPOSTAS
086: AUTOPRESERVAÇÃO E REPRODUÇÃO COMO INSTINTOS EM CONFLITO
219: I. A MENSAGEM DE NATAL - II. MENSAGEM PARA AS CRIANÇAS
248: TRÊS PRINCÍPIOS DAS FORÇAS DO MAL - PERSONIFICAÇÃO DO MAL

ABC

Sentença do Guia “Normalmente, ao ouvir a palavra “experiência’, o homem pensa na experiência externa. É claro que não é este o significado. O verdadeiro significado é a experiência interna. Vocês sabem muito bem que é possível experimentar tudo que se pode conceber no mundo externo, porém se a experiência interior for impedida, a exterior significará muito pouco.” P. 191