Inércia
Recomende:

Veja: Apatia, Estagnação, Preguiça

É o congelamento do fluxo da energia divina.

No nível energético a matéria radiante do influxo divino torna-se espessa, endurece, bloqueia, se apaga. No nível da consciência inclui culpa primária e secundária. Culpa primária pela cooperação com o mal e secundária por fingir e sustentar que não se está participando do mal.

A inércia é a qualidade de nível mais baixo da expressão, segundo muitos ensinamentos espirituais, pois se abstém de praticar bons atos. A preguiça, o não movimento e a passividade (no sentido negativo), sempre apoiam a indiferença, o egoísmo, a não participação, a resistência ao poder vivificador do espírito. Ela contribui para a estagnação e dificulta o crescimento e a mudança no eu e no ambiente.

A falsa receptividade é a máscara da inércia que sabota a autorrealização e impede a doação a Deus.

Palestras: 244, 258

244: "ESTAR NO MUNDO MAS NÃO SER DO MUNDO" - O MAL DA INÉRCIA
258: CONTATO PESSOAL COM JESUS CRISTO: AGRESSIVIDADE POSITIVA. O SENTIDO VERDADEIRO DA SALVAÇÃO.

ABC

Sentença do Guia “Quando vocês verdadeiramente puderem ver a relação causa e efeito na sua vida, vocês não só estarão motivados a desistir das atitudes e intenções negativas e a criar a intencionalidade positiva, vocês também ganharão maior percepção e maturidade emocional e espiritual. Maturidade é, num amplo sentido a habilidade de reunir causa e efeito.” P. 196