Judeus
Recomende:

Veja: Imagem dos pais, Imagens de massa, Preconceito, Tradição

Os judeus fazem parte de uma comunidade específica na qual Cristo nasceu como Jesus numa determinada época, entre certas pessoas.

A divisão entre judeus e cristãos foi erigida a partir do erro humano já que a intenção original era que uma só e a mesma verdade, a de Jesus Cristo, se expandisse, crescesse, criando união.

A partir do erro criou-se uma imagem de massa dos judeus, que foram convertidos em vítimas. A mesma dinâmica que opera coletivamente expressa-se originariamente no nível individual. Uma imagem pessoal é multiplicada tantas vezes que se cria uma imagem coletiva.

Com o nascimento e a expressão de Cristo no mundo, os judeus se sentiram ameaçados pela dúvida de Jesus Cristo ser de fato uma manifestação de Deus, uma vez que isso trazia a possibilidade de seus pais estarem errados a esse respeito e, enquanto tal, tornarem-se indignos de confiança. O chão parecia desaparecer debaixo dos pés da criança/adulto.

Esse sentimento de aplicava e se aplica tanto à pessoa que externamente se revolta contra seus pais, discorda deles em muitos assuntos, como também àquelas que aparentemente concordam com eles em quase todas as questões importantes da vida.

Assim, em um nível existe um problema pessoal/psicológico em que parte da alma, que não cresceu, não consegue aceitar o fato dos pais estarem errados em qualquer coisa, porque nesse caso eles estariam errados com relação a tudo. Esse drama se desenrola com muitos conteúdos de história e tradição e explica, em boa parte, a oposição dos judeus aos cristãos.

Na consciência dos judeus, os pagãos e os cristãos tornaram-se uma só coisa. Os judeus consideravam ambos inferiores e eram hostis a eles. Essa hostilidade muitas vezes de fato ocorreu, mas em vez de perguntar a si mesmos de que maneira eles haviam contribuído e provocado essa reação, assumindo a responsabilidade por ela e encarando-a como uma criação das duas partes, os judeus se isentaram de qualquer responsabilidade e passaram a se apresentar como vítimas de pagãos, isto é cristãos que, mesmo assim, continuavam a desprezar e a rejeitar.

Esse processo vem se repetindo em séculos de lutas na história da humanidade.

Vários aspectos dos judeus são tratados nas palestras: judeus e sua relação com a figura de Jesus Cristo (247); relação entre cristãos e judeus (019); morte dos judeus na segunda grande guerra mundial (083q); imagem de massa dos judeus (247).

247: AS IMAGENS DE MASSA DO JUDAÍSMO E DO CRISTIANISMO
019: JESUS CRISTO
083: A AUTO-IMAGEM IDEALIZADA

Palestras: 019, 083q, 247

019: JESUS CRISTO
083: A AUTO-IMAGEM IDEALIZADA
247: AS IMAGENS DE MASSA DO JUDAÍSMO E DO CRISTIANISMO

ABC

Sentença do Guia “Pensem em todos os seus defeitos, e depois pensem na reação emocional e eles, com toda honestidade. Vocês vão ver, ao conferirem a lista, que não gostam de alguns defeitos, mas, de alguma forma, apreciam outros.” P. 031