Transcendência do mal
Recomende:

Veja: Distorção, Poder

É um processo. Seu primeiro passo é mudar a concepção dualista que opõe mal e bem e que considera, portanto, o mal uma força final separada.

A compreensão de que o impulso original da hostilidade era algo bom cria condições para liberação de energia e transformação das atitudes, crenças e comportamentos hostis. Em outras palavras, teremos reconhecido que o modo como o poder se manifesta é indesejável, mas a corrente de energia é desejável em si mesma.

A chave essencial para a transcendência do mal é o entendimento da sua natureza original e da possibilidade implícita que ele tem de manifestar-se outra vez na sua forma original.

Nenhuma transcendência é possível quando a consciência está amortecida e a percepção bloqueada. Quando se ignora que o mal é uma distorção da corrente de poder criativo divino ocorre a distorção que nos leva à paralisação, interrupção e bloqueio do próprio processo criativo.

Palestra: 184

184: O SIGNIFICADO DO MAL E SUA TRANSCENDÊNCIA

ABC

Sentença do Guia “Se o homem não consegue se permitir, livremente, no mais profundo do seu ser, fluir com a corrente cósmica, ele necessariamente distorce essa corrente cósmica em seu íntimo. Como não confia nessa força cósmica, e como se opõe a ela, e como essa mesma força cósmica se manifesta em seu eu mais profundo, ele não confia em si mesmo.” P. 149