Transcendência dos sentimentos
Recomende:

Veja: Fluência, Sentimentos

É um processo de dar fluidez ao movimento dos sentimentos em nós.

É errôneo pensar que, neste plano, nós nos livraremos dos sentimentos negativos. É uma distorção acreditar que isso seja possível, o que não quer dizer que sempre estaremos sobrecarregados por sentimentos negativos não resolvidos.

Devemos fazer uma clara distinção entre sentimentos estagnados, residuais, que a personalidade não percebe que ainda mantém, e a capacidade inata dessa mesma personalidade para experimentar qualquer sentimento caso a alma esteja em um estado fluido.

Por exemplo, quanto menos tememos a nossa raiva reprimida e quanto mais aprendemos a aceitá-la e a assumir a responsabilidade por ela em lugar de projetá-la nos outros, tanto mais livre estaremos para produzir raiva "à vontade". Transformar a energia desse sentimento e/ou de outros não significa que a eliminemos. Pelo contrário, ela é reconduzida à sua expressão original.

Podemos tornar-nos conscientes do estado de flexibilidade, que ainda se apresenta mais como possibilidade e no qual ficamos tão flexíveis no comando de nós mesmos, que todos os sentimentos podem ser retirados, porque esse potencial sempre existe em nós.

Quanto mais o indivíduo é capaz de experimentar quaisquer sentimentos, menos será escravizado por eles. Quanto menos é capaz de invocá-los, mais ficará realmente atemorizado e, portanto, à sua mercê.

Palestra: 203

203: INTERPENETRAÇÃO DA CENTELHA DE LUZ NAS REGIÕES EXTERIORES

ABC

Sentença do Guia “Todo ponto temido tem em seu interior o centro dourado. Vá na sua direção e toda a aflição se dissolve. Fuja dele e você aumenta o seu sofrimento, a sua confusão, a sua escuridão.” P. 205