Passividade
Recomende:

Veja: Atividade, Receptividade

É o princípio criativo que interage com a atividade. Sua qualidade é a da receptividade, que implica também certo movimento descontraído e um ritmo pacífico.

Quando as forças passivas substituem as ativas, dentro de nós ocorre uma estagnação, não apenas no desenvolvimento geral, que o mau uso das forças ativas também provoca, mas também uma morosidade em determinados aspectos da alma humana, que aos poucos afeta toda a constituição da pessoa em questão.

Ao colocar as forças passivas no seu devido lugar, não apenas nos pensamentos, mas nas mais profundas emoções, isto é, quando aceitamos que não podemos mudar algo imediatamente por meio de atos diretos e imediatos, e paramos de pressionar a vontade, adquirimos uma nova potência e força vital.

Palestras: 029, 146

029: AS FORÇAS DA ATIVIDADE E DA PASSIVIDADE - ENCONTRANDO A VONTADE DE DEUS
146: O CONCEITO POSITIVO DA VIDA; O DESTEMOR DE AMAR; O EQUILÍBRIO ENTRE ATIVIDADE E PASSIVIDADE

ABC

Sentença do Guia “Encarar o eu muitas vezes significa desapontamento, porque o homem acredita que está muito mais avançado em seu desenvolvimento –até que encontra seu lado feio. Ele pensa que só o que fez conta, mas as emoções também contam, e elas causam tantos efeitos como as ações exteriores.” P.005