Princípios Cósmicos
Recomende:

Veja: Espírito Criativo Universal

São três os princípios cósmicos: expansivo, restritivo e estático.

O princípio da expansão em seu aspecto puro e harmônico é: criatividade, crescimento, construção, movimento para diante, busca, atividade. Em seu aspecto negativo, é agressão, hostilidade, guerra no nível material e também hiper-atividade, destrutividade, crueldade, impaciência e comportamento irrefletido no nível individual e coletivo.

O princípio da restrição em seu aspecto positivo é reunião interna de todas as forças, equilíbrio, estabilidade no plano material e introspecção, movimento em direção ao interior, prudência, paciência, reflexão, no nível individual. É movimento para dentro ou para trás.

O princípio estático no seu aspecto positivo significa preservação, repouso, o estado de ser, atemporalidade, passividade no sentido sadio. Em seu aspecto negativo, é estagnação, inércia, putrefação, ausência de vida.

Cada ser criado é predominantemente um desses três princípios.

É importante observar nossos julgamentos que criam falsas ideias sobre esses princípios e nos afastam de vivê-los em seu aspecto positivo. Todos eles são igualmente importantes, pois fazem parte do movimento pulsante que perpassa toda a vida. Além do que, esses princípios são os mesmos que nos regem interiormente, embora orientemos nosso pensamento para dentro quando os princípios psicológicos são a referência e para fora quando esta é colocada nos princípios cósmicos.

Esta atitude é um erro, mesmo que seja apenas em um sentimento vago. Na realidade, ambos são o mesmo.

Eva Pierrakos. Caminho para o Eu Real. São Paulo: Publicação Interna Pathwork São Paulo, 2012, Capítulo 7.

Palestras: 055, 235

055: TRÊS PRINCÍPIOS CÓSMICOS: EXPANSÃO, CONTRAÇÃO E ESTAGNAÇÃO.
235: A ANATOMIA DA CONTRAÇÃO

ABC

Sentença do Guia “Desejem a verdade, e abram-se para ela! Peçam a Deus por reconhecimento! E daí perceberão que o prazer de se render aos erros é insignificante em comparação com o prazer de superá-los.” P. 007