Reflexo
Recomende:

Veja: Automatismo, Equívoco, Percepção

É uma reação que acontece na fase mais baixa da consciência humana, em seu processo de evolução, isto é, quando o homem reage automaticamente, do ponto de vista emocional, a partir de conclusões e generalizações erradas e profundamente arraigadas.

Aí não há consciência dos motivos que levam o homem a reagir como reage. Todos os subterfúgios, racionalizações, justificativas, autoenganos, que servem para negar o automatismo, precisam ser implacavelmente expostos, investigados e abandonados, até o homem ficar frente a frente com seu mecanismo de reflexos cegos.

Quando isso ocorre, ele está ciente de seu automatismo e a partir daí o automatismo deixa de existir.

Os reflexos cegos começam a ser eliminados a partir do desenvolvimento da habilidade de percepção. O trabalho varia de acordo com cada caso, pois em algumas áreas podemos já ter alcançado a compreensão, ou mesmo alguns indícios da etapa seguinte, enquanto, em outras, ainda lutamos contra a resistência a encarar o que está por trás dos reflexos cegos. Falta a percepção de que estes continuam nos dominando em alguns aspectos.

Conhecer a verdade significa tomar ciência dos reflexos cegos; entender por que eles existem e o que provocam, isto é, conhecer a verdade por trás do automatismo, provocado por equívocos específicos.

Palestra: 127

127: OS QUATRO ESTÁGIOS DA EVOLUÇÃO: REFLEXOS AUTOMÁTICOS, CONSCIÊNCIA, COMPREENSÃO E SABEDORIA

ABC

Sentença do Guia “Existe uma aceleração geral do processo de evolução, que se manifesta de diversas maneiras. Para começar, nunca antes o conhecimento das realidades interiores foi acessível às pessoas em geral. É um fato sem precedentes na história de vocês.” P. 255