Autoperpetuação (força de)
Recomende:

Veja: Círculo Benigno, Círculo Vicioso, Lei da Autoperpetuação

É a sequência de reações em cadeia, provocada por qualquer pensamento, ideia ou ação.

Se o conceito original estiver de acordo com a verdade, as reações em cadeia serão construtivas, positivas, sem conflito, trazendo mais expansão, mais construtividade, mais concordância e assim por diante, já que o princípio da autoperpetuação está em ação. Se o conceito original estiver equivocado, as reações em cadeia resultantes serão necessariamente negativas, limitadoras, destrutivas e discordantes.

A força de autoperpetuação aumenta pelo seu próprio impulso, sempre com base na natureza da consciência que nutre e guia a corrente de energia em questão.

Palestras: 140, 141, 183

140: O PRINCÍPIO DO PRAZER POSITIVO VERSUS O PRAZER ORIENTADO NEGATIVAMENTE COMO ORIGEM DA DOR
141: A VOLTA AO NÍVEL ORIGINAL DE PERFEIÇÃO
183: O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA CRISE

ABC

Sentença do Guia “Se o homem não consegue se permitir, livremente, no mais profundo do seu ser, fluir com a corrente cósmica, ele necessariamente distorce essa corrente cósmica em seu íntimo. Como não confia nessa força cósmica, e como se opõe a ela, e como essa mesma força cósmica se manifesta em seu eu mais profundo, ele não confia em si mesmo.” P. 149