Mente consciente
Recomende:

Veja: Autoconhecimento, Canal, Cegueira

É a mente que é educada e influenciada para fazer, pensar, e até mesmo procurar sentir de acordo com os mais elevados ideais. Isso pode ser mantido por pura disciplina, até surgir uma crise; até as proteções não funcionarem, por um motivo ou outro.

A mais importante função da mente consciente é estabelecer contato com o Eu Superior. Quando essa ligação é parcial e esse fato não for claramente entendido, podem ocorrer danos.

O importante é saber que uma bela abertura em uma área da personalidade não é garantia alguma de que exista uma abertura semelhante em todas as outras áreas. Se a pessoa acredita que está “segura” pela conexão que estabeleceu em uma única área, ela corre perigo.

Quando não há ligação em alguma área, o canal não está aberto e não funciona, por mais aberto e verdadeiro que seja em outra área. Se a personalidade ainda mostrar resistência, bloqueios, defesa, e tiver interesse em não reconhecer ou admitir essa atitude, o canal aberto não conseguirá funcionar. Esse é um perigo específico do caminho para a abertura do canal.

Se existem outros perigos antes desse canal se abrir, depois de aberto, o erro é acreditar que o eu divino que funciona e se comunica tão bem pode mostrar onde estão os pontos cegos. Com essa crença, a pessoa em questão vai ficar fechada em si mesma. O orgulho ainda existente pode deixá-la surda para a ajuda dos outros que, de fora, podem indicar melhor o que o canal não consegue revelar.

Eva Pierrakos. Caminho para o Eu Real. São Paulo: Publicação Interna Pathwork São Paulo, 2012, Capítulo 8.

Palestras: 027, 234

027: A FUGA É POSSÍVEL TAMBÉM NO CAMINHO
234: PERFEIÇÃO, IMORTALIDADE E ONIPOTÊNCIA

ABC

Sentença do Guia “A prece é o prelúdio da meditação. A prece envolve apenas pensamentos. A meditação é a prece que envolve os sentimentos e as forças da alma, ao contrário das forças do pensamento. Para atingir esse segundo passo, mais avançado, o homem precisa de uma certa disciplina e concentração, que aprende através da prece.” P. 009