Consciência da negatividade
Recomende:

Veja: Luta, Negatividade

É estar ciente da luta pessoal entre os aspectos positivos e negativos de nós mesmos. Essa luta varia de indivíduo para indivíduo. Ela perpetua o desejo de nos mantermos separados dos outros, nossa atitude de cultivar desejos negativos, o sofrimento por ignorarmos a importância da batalha que criamos e na qual nos instalamos.

Estar consciente de como essa luta reúne aos aspectos negativos a energia do princípio do prazer negativamente orientado, dos seus motivos, é entrar em contato não só com a negatividade, mas também com a tensão resultante entre os aspectos positivos e negativos.

Quando uma pessoa já consciente da sua negatividade entra em contato com outra menos consciente, ainda sentindo a dor da sua própria divisão, o primeiro encontra-se mais protegido nessa relação. Duas pessoas reunidas na negatividade podem criar inúmeras possibilidades de perpetuá-la, com todas as consequências psicológicas da falta de compreensão, equívocos e feridas que geram, por sua vez, ainda mais negatividade.

A consciência e o conhecimento da própria negatividade nos liberam e nos tornam mais fortes porque nos dão uma compreensão mais objetiva sobre nós mesmos e os outros. Com essa atitude consciente lançamos de modo também autoperpetuador o princípio do conhecimento e do entendimento profundo.

Palestra: 140

140: O PRINCÍPIO DO PRAZER POSITIVO VERSUS O PRAZER ORIENTADO NEGATIVAMENTE COMO ORIGEM DA DOR

ABC

Sentença do Guia “Todo ser humano e todo espirito constrói o mundo onde vive.” P. 003