Luxúria
Recomende:

Veja: Egocentrismo, Pecados Cardeais, Unilateralidade compulsiva

É qualquer espécie de desejo apaixonado - tendo, ou não, a ver com sexualidade – com um espírito de egocentrismo, de isolamento. É a atitude infantil do “quero ter, quero receber” sem o verdadeiro espírito da reciprocidade.

A luxúria é provocada por uma necessidade insatisfeita que não é reconhecida em sua forma primária. Uma verdade inconsciente é sempre unilateral e indica imaturidade.

A pessoa pode estar disposta a dar, desde que receba o que quer, porém a ênfase principal recai sutilmente no eu, e não na reciprocidade. A verdadeira reciprocidade não é possível sem a capacidade de renunciar, de suportar o fato de não ver sempre cumprida a sua vontade, nos seus termos.

A maturidade de resistir à frustração da própria vontade, de renunciar à própria vontade, é um pré-requisito da verdadeira reciprocidade. Quando a necessidade de receber é uma força voraz, intrinsecamente unilateral, podemos falar em luxúria.

É um dos sete pecados cardeais.

Palestra: 102

102: OS SETE PECADOS CARDEAIS

ABC

Sentença do Guia “Treinem a coragem e a fé para entrar em novo espaço com a ideia de ampliar a vida, de aprofundar o leque de suas experiências. Mais energia e sangue vital – sangue vital espiritual – entrarão nesse movimento e o tornarão um fato ainda mais abençoado que os movimentos que vocês já permitiram.” P. 241