Luxúria
Recomende:

Veja: Egocentrismo, Pecados Cardeais, Unilateralidade compulsiva

É qualquer espécie de desejo apaixonado - tendo, ou não, a ver com sexualidade – com um espírito de egocentrismo, de isolamento. É a atitude infantil do “quero ter, quero receber” sem o verdadeiro espírito da reciprocidade.

A luxúria é provocada por uma necessidade insatisfeita que não é reconhecida em sua forma primária. Uma verdade inconsciente é sempre unilateral e indica imaturidade.

A pessoa pode estar disposta a dar, desde que receba o que quer, porém a ênfase principal recai sutilmente no eu, e não na reciprocidade. A verdadeira reciprocidade não é possível sem a capacidade de renunciar, de suportar o fato de não ver sempre cumprida a sua vontade, nos seus termos.

A maturidade de resistir à frustração da própria vontade, de renunciar à própria vontade, é um pré-requisito da verdadeira reciprocidade. Quando a necessidade de receber é uma força voraz, intrinsecamente unilateral, podemos falar em luxúria.

É um dos sete pecados cardeais.

Palestra: 102

102: OS SETE PECADOS CARDEAIS

ABC

Sentença do Guia “Desejem a verdade, e abram-se para ela! Peçam a Deus por reconhecimento! E daí perceberão que o prazer de se render aos erros é insignificante em comparação com o prazer de superá-los.” P. 007