Medo do envelhecimento
Recomende:

Veja: Medo do eu, Psique

O medo do envelhecimento, assim como o medo direto da morte ou o medo do desconhecido é na verdade o medo da passagem do tempo. Todos esses medos são manifestações do mesmo núcleo, a sua luta para superar a dualidade entre vida e morte.

A velhice é um lento processo de retirada da personalidade que vive para sempre. Da perspectiva espiritual morrer parece um absurdo, porque não existe morte jamais. Só pode existir uma retirada da vida das incrustrações exteriores, que ficam inanimadas novamente.

Para apaziguar esses medos, o homem criou filosofias – conceitos filosóficos, espirituais, religiosos. Mas enquanto ele adota conceitos, mesmo que sejam resultado da verdadeira experiência de uma pessoa que procura transmiti-los, a tensão real não é aliviada. O único meio de efetivamente superar essa dificuldade é investigar o primeiro desconhecido que o homem tanto teme e que em última análise leva à superação da grande dualidade, e que é sua própria psique.

Palestras: 123, 255

123: LIBERAÇÃO E PAZ PELA SUPERAÇÃO DO MEDO DO DESCONHECIDO
255: O PROCESSO DE NASCIMENTO - O PULSO CÓSMICO

ABC

Sentença do Guia “Pensem em todos os seus defeitos, e depois pensem na reação emocional e eles, com toda honestidade. Vocês vão ver, ao conferirem a lista, que não gostam de alguns defeitos, mas, de alguma forma, apreciam outros.” P. 031