Psique
Recomende:

Veja: Campos eletromagnéticos, Dualidade

É um campo eletromagnético que varia entre os indivíduos.

A psique é cindida pela divisão de conceitos que provoca confusão e, portanto, ilusão, porque aí necessariamente existe conflito.

Confusões não resolvidas permanecem na psique e estão destinadas a emergir em cada vida, a menos que a personalidade persista em desconsiderá-las e em evadir-se delas, o que infelizmente acontece com demasiada frequência.

Nossos pais, ou certos dos seus aspectos, e a nossa resposta subsequente a eles personificam a divisão não sanada no interior da nossa psique. Caso a psique esteja presa à nossa primeira resposta aos pais, somos incapazes de perceber o que realmente ocorre. Aplicamos cegamente aos outros tudo aquilo que realmente pode não ter aplicação alguma. Portanto, reagimos e respondemos à ilusão e não à realidade de cada situação.

Enquanto nossa psique for acionada pelo “eu contra o outro”, haverá cisão. Apenas quando examinarmos nossos conceitos errôneos e suas consequências nefastas, vamos poder acionar nossa psique pelo “eu e o outro”, estabelecendo relações maduras e comprometidas com o melhor em nós. Não haverá então mais conflito entre dar e receber. Não haverá mais recusa em acrescentar à vida; consequentemente, a dor e o sofrimento profundos, o isolamento e o conflito, a culpa e a frustração cessarão.

Palestras: 060q, 118, 138

060: O ABISMO DA ILUSÃO; UTOPIA; LIBERDADE E AUTO-RESPONSABILIDADE
118: DUALIDADE ATRAVÉS DA ILUSÃO - TRANSFERÊNCIA
138: O DILEMA HUMANO DE DESEJAR E TEMER A PROXIMIDADE

ABC

Sentença do Guia “A felicidade foi feita para todas as pessoas, mas é impossível atingi-la sem eliminar a causa da sua infelicidade, que são os seus defeitos, que é qualquer tendência que quebre uma lei espiritual.” P. 011