Religião Gnóstica (reaparecimento)
Recomende:

Veja: Autorresponsabilidade, Poder, Psique, Verdade

A religião gnóstica não desapareceu.

Ela reaparece constantemente sob outra forma ou por meio de novos canais, porque toda verdade sempre tende a ser diluída e distorcida pelas massas que não estão prontas para entendê-la. Seu reaparecimento vai sendo adaptado à civilização e às características da época em questão, e ocorre para restaurar um conhecimento que foi deturpado.

O impulso de poder na religião gnóstica era menor do que nas religiões que se tornaram hegemônicas no mundo ocidental, mas isso não quer dizer que o poder interior da verdade não trouxesse de fato mais sucesso no sentido verdadeiro, mesmo que fosse menos perceptível.

A manifestação exterior de uma religião com maior impulso de poder é capaz, também nesse caso, de nos levar a acreditar que essa ocorrência é injusta. Porém, uma religião que se torna hegemônica pode estar sendo bem sucedida apenas do ponto de vista exterior. Trata-se, então, de cultivar a capacidade de perceber o conteúdo interior de algo, e não sua manifestação externa. Desse ponto de vista, o sucesso não está sempre onde o vemos.

É preciso observar que mesmo as religiões hegemônicas conhecem momentos de declínio, de afastamento dos seus adeptos, ou de falta de entusiasmo e superficialidade dos seus seguidores, porque estes não entendem realmente do que se trata. Isso não é força, muito menos sucesso.

Não houve qualquer época da história em que a verdade não tenha aparecido entre algumas pessoas. Aliás, toda religião em sua fundação continha a centelha vital da verdade. No entanto, devido à imaturidade humana, houve uma deturpação no momento da sua divulgação, levando ao predomínio da letra e não do espírito.

A humanidade não entende a essência da verdade ou da religião porque não quer entender. Ela quer se apoiar nos dogmas e regras para não precisar ser responsável por suas decisões. Desse modo, a verdade é pervertida. Isso tem acontecido desde o início dos tempos e continuará ainda por algum tempo.

As poucas pessoas que se voltam para os ensinamentos da verdade sem poder, qualquer que seja a forma que assumam em diferentes períodos da história, deixam uma marca no universo que não pode ser medida pelo olho humano.

A evolução humana em termos de maturidade vai criando uma atmosfera, para que uma nova manifestação de verdade penetre um pouco mais fundo e atinja mais pessoas cujas almas já evoluíram o suficiente para ter esse anseio. A difusão da psicologia, entre outras ciências, ofereceu sua contribuição nesse sentido. A essência e a base da psicologia sempre chegam à psique e revelam as verdades espirituais essenciais proclamadas pelos poucos sábios em todos os tempos.

Palestra: 074q

074: CONFUSÕES DUVIDOSAS E MOTIVAÇÕES NEBULOSAS

ABC

Sentença do Guia “Se o homem não consegue se permitir, livremente, no mais profundo do seu ser, fluir com a corrente cósmica, ele necessariamente distorce essa corrente cósmica em seu íntimo. Como não confia nessa força cósmica, e como se opõe a ela, e como essa mesma força cósmica se manifesta em seu eu mais profundo, ele não confia em si mesmo.” P. 149