Verdade
Recomende:

Veja: Compromisso, Defesa, Intenção, Resposta própria

A verdade é. Nela não existe falsidade ou confusão.

Antes de encontrar a verdade universal temos que encontrar a nossa verdade, mesmo que temporária e distorcida, única maneira de alcançar a primeira. O contato com a verdade não é apenas uma questão de saber, mas de experimentá-la emocionalmente.

Se usada por reações subconscientes, imaturas e doentias a verdade apresenta-se distorcida. Por este motivo, qualquer verdade, sem vigilância interna e compromisso com o autoconhecimento, pode tornar-se uma meia verdade ou uma completa inverdade.

Por sua própria natureza a verdade não pode ser fixa. Ela é sempre flexível e esta característica aparece como ameaça para as pessoas que preferem a pseudossegurança de uma parede fixa na qual se apoiem. Essa rigidez satisfaz o medo irracional e infundado que existe na alma humana.

Buscar a verdade no plano terreno é cumprir seu plano pessoal de desenvolvimento, cujo objetivo é instaurar equilíbrio e harmonia, de acordo com suas capacidades, o que é variável e exige gabaritos diferentes de julgamento.

O homem não pode conhecer a verdade geral, universal, a verdade dinâmica da vida, se não for verdadeiro consigo mesmo, isto é, se ele não se disponibilize a ver também aquelas áreas que lhe parecem mais difíceis.

A coragem e humildade para ser totalmente verdadeiro com o eu precisam ser cultivadas e adquiridas diariamente, não com declarações vazias, mas com real intenção. Isso precisa ser feito sistematicamente para conseguir a libertação total de todas as algemas desnecessárias que prendem o Eu Real.

Viver em função da verdade de uma questão momentaneamente problemática é pré-requisito para o controle de si mesmo. Significa ser fiel aos seus sentimentos, opiniões, expressões mais íntimas, e não fiel aos sentimentos, emoções e expressões dos outros; significa ser fiel à verdade do momento, que pode estar muito disfarçada, muito encoberta por complicadas distorções na mente de todos os envolvidos o que, mais uma vez, exige a vontade de ver a realidade por trás das aparências.

Só é possível reconquistar o domínio de si mesmo quando existe o maior empenho em enxergar a verdade mais profunda, que sempre concilia os conflitos exteriores aparentes, dentro da pessoa ou entre ela e os outros.

Vários aspectos da verdade são tratados nas palestras: relação entre verdade e fato (087q); crença na verdade (082q); entre verdade e amor (105 e 221); verdade e motivações (082q); a defesa contra a verdade (101); a verdade em si mesmo (179).

087: A PRÓXIMA FASE NO CAMINHO; PERGUNTAS E RESPOSTAS
082: A CONQUISTA DA DUALIDADE SIMBOLIZADA PELA VIDA E MORTE DE JESUS
105: O RELACIONAMENTO DOS HOMENS COM DEUS NOS VÁRIOS ESTÁGIOS DO SEU CICLO DE DESENVOLVIMENTO
221: FÉ E DÚVIDA, VERDADE OU DISTORÇÃO
101: A DEFESA
179: REAÇÕES EM CADEIA NA DINÂMICA DA SUBSTÂNCIA CRIATIVA DA VIDA

Palestras: 047q, 056, 072, 082q, 087q, 101, 105, 132q, 150q, 179, 221

047: A PAREDE INTERIOR
056: A CAPACIDADE DE DESEJAR
072: A RESPEITO DO MEDO DE AMAR
082: A CONQUISTA DA DUALIDADE SIMBOLIZADA PELA VIDA E MORTE DE JESUS
087: A PRÓXIMA FASE NO CAMINHO; PERGUNTAS E RESPOSTAS
101: A DEFESA
105: O RELACIONAMENTO DOS HOMENS COM DEUS NOS VÁRIOS ESTÁGIOS DO SEU CICLO DE DESENVOLVIMENTO
132: A FUNÇÃO DO EGO EM RELAÇÃO AO EU REAL
150: GOSTAR DE SI MESMO, CONDIÇÃO PARA O ESTADO UNIVERSAL DE BEM AVENTURANÇA.
179: REAÇÕES EM CADEIA NA DINÂMICA DA SUBSTÂNCIA CRIATIVA DA VIDA
221: FÉ E DÚVIDA, VERDADE OU DISTORÇÃO

ABC

Sentença do Guia “Todo ponto temido tem em seu interior o centro dourado. Vá na sua direção e toda a aflição se dissolve. Fuja dele e você aumenta o seu sofrimento, a sua confusão, a sua escuridão.” P. 205