Erudição
Recomende:

Veja: Fuga de si mesmo, Pretensão, Racionalização

Erudição nada tem a ver com autoconhecimento, a não ser que ela esteja a serviço e ajudando o desenvolvimento. Se for um fim em si mesma, não faz nenhum bem no que se refere ao desenvolvimento espiritual. É lógico que uma inteligência natural é necessária para este caminho, mas isto é completamente diferente.

A erudição é, às vezes, muito mais um obstáculo do que uma vantagem. Ela pode servir como um subterfúgio, como racionalização, até como fuga. Nesse sentido, é efêmera. Somente aquilo que alcança as camadas mais profundas do nosso ser permanece. É por isso que é tão importante integrar nossas emoções com o nosso conhecimento externo superficial, se este último seguir uma linha ética superior, como geralmente é o caso. Esta é a razão de ser deste caminho.

Palestra: 040q

040: DESCOBRINDO MAIS SOBRE IMAGENS: SUMÁRIO

ABC

Sentença do Guia “A prece é o prelúdio da meditação. A prece envolve apenas pensamentos. A meditação é a prece que envolve os sentimentos e as forças da alma, ao contrário das forças do pensamento. Para atingir esse segundo passo, mais avançado, o homem precisa de uma certa disciplina e concentração, que aprende através da prece.” P. 009