Problema
Recomende:

Veja: Dificuldade, Ponto de renúncia

Seja ele qual for, é uma má interpretação da realidade.

Todo problema tem um ponto escondido que nos impede de fazer contacto com o Eu Real. É preciso que o descubramos e a ele renunciemos para construir a solução das dificuldades que nos afligem.

Inúmeras vezes nossos problemas reais são bloqueados pelas regras que reverenciamos e/ou seguimos porque não temos coragem de examinar a questão, tanto pelo peso que essas regras têm em nosso interior, como pelo medo da reação da opinião pública.

A dificuldade em lidar com qualquer problema evidencia que o que está em cena é a parte imatura e distorcida da personalidade. Quando descobrimos qual o ponto de renúncia, duas alternativas de solução são possíveis; aderir às regras fixas, ou deixar-se guiar pelo Eu Real, que encontra a solução, mesmo que imperfeita, mas possível no momento e nas circunstâncias vividas.

Palestra: 094

094: O EU VERDADEIRO VERSUS OS NÍVEIS SUPERFICIAIS DA PERSONALIDADE; PECADO E NEUROSE; CONCEITOS DIVIDIDOS QUE GERAM CONFUSÃO

ABC

Sentença do Guia “Se o homem não consegue se permitir, livremente, no mais profundo do seu ser, fluir com a corrente cósmica, ele necessariamente distorce essa corrente cósmica em seu íntimo. Como não confia nessa força cósmica, e como se opõe a ela, e como essa mesma força cósmica se manifesta em seu eu mais profundo, ele não confia em si mesmo.” P. 149