Dificuldade
Recomende:

Veja: Consciência temporária, Sofrimento

É algo que só existe enquanto não tenha sido vivido, enfrentado.

Depois de passar pela dificuldade, observamos que ela não foi um horror como imaginávamos. Pelo contrário, ela nos afetou positivamente, porque significou uma experiência de vida a mais para a personalidade como um todo, não apenas para a razão, mas para toda a natureza e a vida emocional.

A dificuldade é, no fundo, uma irrealidade, pois a realidade é permanente e imutável. Apenas uma irrealidade perde sua intensidade à medida que o tempo passa. Mas enquanto sentimos essa irrealidade como realidade, o remédio não é convencermos a nós próprios que não é, nem tentar evitar o inevitável, e sim admitir o medo e o sofrimento e descontrair.

O sofrimento existe de fato e é preciso passar por ele. Mas durante todo esse tempo podemos manter em mente o conhecimento intelectual, sem impô-lo à força às emoções. Devemos permitir a ambos existirem livremente, lado a lado, ao observarmos os pensamentos e sentimentos. Isso pode facilitar a vivência e a experiência, pois apenas essa experiência nos mostrará a ilusão da dificuldade.

Somente a participação irrestrita na vida, em todas as suas facetas, nos ajudará a ficar acima das dualidades e superar as dificuldades.

Palestra: 082q

082: A CONQUISTA DA DUALIDADE SIMBOLIZADA PELA VIDA E MORTE DE JESUS

ABC

Sentença do Guia “Encarar o eu muitas vezes significa desapontamento, porque o homem acredita que está muito mais avançado em seu desenvolvimento –até que encontra seu lado feio. Ele pensa que só o que fez conta, mas as emoções também contam, e elas causam tantos efeitos como as ações exteriores.” P.005