Ajuda
Recomende:

Veja: Abordagem psicoespiritual, Ajudante, Doação, Reciprocidade

É a orientação e o apoio que o homem recebe do mundo espiritual para entrar em contato com ele, quando esse contato serve para que aperfeiçoe seu eu interior e reconheça a vontade de Deus em tudo, nas maiores e menores questões.

O homem também precisa de ajuda e conselho exteriores, quando começa a trilhar o caminho da autotransformação, para remover as primeiras pedras que estão obstaculizando o contato com o mundo espiritual de Deus. A ajuda exterior, com a evolução do trabalho sobre si mesmo, deve se tornar ajuda interior.

Em outras palavras, primeiramente se faz necessária uma ajuda que impressiona os sentidos exteriores a fim de despertar os sentidos interiores para a ação independente. Essa ajuda exterior pode ser dada por um ser humano que atingiu um dos níveis superiores na jornada de autoconhecimento ou através de um espírito de Deus.

No entanto, essa ajuda exterior é apenas a semente que precisa ser enterrada na alma e criar raízes através do trabalho de cada um, para que possa dar frutos. A parte essencial é que cada um de nós abra caminho até seu eu interior.

O papel de Deus não é proporcionar coisas que não queremos obter por conta própria em função de obstáculos que criamos através dos bloqueios, da cobiça, do comodismo, da covardia. É o nosso investimento e compromisso honestos, pensamentos, ações e intenções de natureza mais alta que eliminam as barreiras entre a nossa consciência e entidades de alto desenvolvimento, cujas forças e esfera de influência se fundem com nosso amor, nossa verdade, nossa boa vontade e doação para o universo, criando uma reciprocidade da mais alta magnitude, bem como um forte impulso que nos conduz no sentido de ampliar a consciência da humanidade em nosso raio de influência.

Sentimos a ajuda de Deus quando recorremos a Ele, não a partir da impotência que criamos, mas porque percebemos a perfeição do universo e suas leis, a força delas, das quais somos parte integrante.

Palestras: 007, 088q, 233, 250

007: DECIDA! PERFEIÇÃO, BEM-AVENTURANÇA, MEDO, PROBLEMA
088: RELIGIÃO: VERDADE E FALSIDADE
233: O PODER DA PALAVRA
250: O SIGNIFICADO DA GRAÇA. LIBERANDO A FÉ. VIVENDO NO DÉFICIT

ABC

Sentença do Guia “A vida envia um chamado; ela faz uma exigência a cada indivíduo. A maioria das pessoas sentem esse chamado. Apenas à medida que se torna consciente das suas próprias ilusões é que você pode simultaneamente tornar-se mais consciente da verdade que está dentro de você mesmo e, portanto, da vida.” P. 145