Caráter (transformação dos defeitos de)
Recomende:

Veja: Ego, Personalidade

É o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo.

A transformação do caráter é uma necessidade absoluta para que se abandone a identificação com o ego, não no sentido de abrir mão dele, mas de utilizá-lo como um instrumento para encontrar o Ser Interior e então permitir ao ego que com ele se integre.

Quando a conexão é impedida por qualquer resistência, seja ela expressa na forma de dúvida, culpa, sensação de não merecimento ou temor das exigências da vida, é sinal de que está ativa uma área de reserva interna do indivíduo. Essa área de reserva tem sua origem num defeito de caráter que não foi enfrentado e que não se deseja abandonar.

O compromisso integral, sem fingimento ou representação, é uma resposta total à vida que torna disponível toda a presença, sabedoria e orientação da corrente vital em nós. Para querer realmente se livrar de uma falha é essencial entender o efeito dela sobre os outros e a certeza de seu valor como proteção, que deve se tornar, no mínimo, fortemente duvidoso, porque ela só causa prejuízos a nós mesmos e aos demais. Quando essa percepção fica clara, torna-se possível desviar a energia investida na falha para uma nova atitude, que tomará o lugar da antiga, destrutiva. É assim que ocorre a transformação do caráter.

Palestras: 145, 146

145: RESPONDENDO AO CHAMADO DA CORRENTE DA VIDA
146: O CONCEITO POSITIVO DA VIDA; O DESTEMOR DE AMAR; O EQUILÍBRIO ENTRE ATIVIDADE E PASSIVIDADE

ABC

Sentença do Guia “Pois bem, o que fazer para mudar os sentimentos mais recônditos? Esse é o problema! É por aí que precisamos começar, é aí que preciso mostrar o caminho, o que fazer. Em primeiro lugar, meus amigos, vocês não podem mudar nada enquanto não souberem o que está de fato em vocês!” P. 025