Centros de energia vital (ou centros de força ou chakras)
Recomende:

Veja: Bloqueios, Relaxamento

Estão localizados em várias áreas do corpo sutil, que correspondem às glândulas físicas. Embora o funcionamento do sistema glandular dependa diretamente desses centros, eles não são órgãos físicos que possam ser descobertos por raios-x ou outras formas de investigação física. Eles têm realidade física determinada apenas pelo efeito que causam.

O centro na região do plexo solar é o canal de comunicação com a sabedoria interior da verdade cósmica. Cada um dos centros de energia, localizados em diversas áreas do corpo, tem relação com atitudes mentais. Quando a atitude mental passa da ignorância, medo, distanciamento, desconfiança, hostilidade, para um estado de abertura, confiança, amorosidade, esses centros de energia se abrem. Logo, o funcionamento perfeito dos centros energéticos está associado ao estado de consciência.

Os centros têm algumas subdivisões, ou reflexos, que podem às vezes ser interpretados como centros diferentes. Por exemplo, o centro na base da coluna tem outros pontos de projeção ou de concentração na pélvis, na genitália, assim como o centro das costas apresenta outros pontos de concentração, acima e abaixo dele. Os Centros de energia vital são os seguintes: o da sexualidade; o do plexo solar; o das costas; o do coração; o da garganta; o "o terceiro olho"; o centro coronário.

Existem vários meios de desativar os centros vitais: a separação, o retraimento, o endurecimento de si mesmo; o entorpecimento dos sentimentos; a negação dos sentimentos reais e sua substituição por simulacros; e também a crueldade.

A abertura dos centros de energia pode ser feita por diversas práticas, mas é importante que todas sejam relacionadas diretamente à mudança de atitudes e percepção da vida. Uma das práticas mais importantes é o relaxamento em todos os níveis, o que solicita que examinemos nosso estado de tensão no físico, no intelecto, nas emoções, identificando nossos bloqueios corporais internos e externos.

Vários aspectos dos centros de energia vital são tratados nas palestras: amortecimento dos centros energéticos (139); centros de energia no adulto e na criança (139); localização dos centros de energia vital (146q); atitudes que fecham centros de energia (139); sua abertura (173).

139: AMORTECIMENTO DO CENTRO VITAL PELA MÁ INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE
146: O CONCEITO POSITIVO DA VIDA; O DESTEMOR DE AMAR; O EQUILÍBRIO ENTRE ATIVIDADE E PASSIVIDADE
173: ATITUDES E PRÁTICAS BÁSICAS PARA ABRIR OS CENTROS DE ENERGIA

Palestras: 139, 146q, 170q, 172, 173

139: AMORTECIMENTO DO CENTRO VITAL PELA MÁ INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE
146: O CONCEITO POSITIVO DA VIDA; O DESTEMOR DE AMAR; O EQUILÍBRIO ENTRE ATIVIDADE E PASSIVIDADE
170: O MEDO VERSUS O ANSEIO PELA BEM AVENTURANÇA
172: OS CENTROS DE ENERGIA VITAL
173: ATITUDES E PRÁTICAS BÁSICAS PARA ABRIR OS CENTROS DE ENERGIA

ABC

Sentença do Guia “A vida envia um chamado; ela faz uma exigência a cada indivíduo. A maioria das pessoas sentem esse chamado. Apenas à medida que se torna consciente das suas próprias ilusões é que você pode simultaneamente tornar-se mais consciente da verdade que está dentro de você mesmo e, portanto, da vida.” P. 145