Compulsão
Recomende:

Veja: Adicção, Consciência compulsiva, Deslocamento

É um substituto para a frustração do prazer que se busca. É sempre o resultado de motivações não verdadeiras, misturadas e confusas.

É possível afirmar que todas as compulsões decorrem de uma conclusão inconsciente de que algo deve ser obtido, mas o sentimento de incapacidade diante do fato de não poder alcançar o que a imagem autoidealizada projetou leva à busca de outras saídas. Isso ocorre, por exemplo, na compulsão de consumo, que pode estar servindo como uma distorção do amor; na compulsão pela comida que pode estar servindo como distorção do prazer.

A análise dessas atitudes distorcidas pode revelar como elas proíbem todas as coisas que o indivíduo quer obter. Quando isto é visto, o procedimento substituto, com a sua natureza compulsiva, diminuirá ao ponto da pessoa compreender a causa e o efeito internos.

Cada caso de compulsão deve ser examinado na sua singularidade. A diferença entre um forte desejo e a compulsão é que, no primeiro caso, podemos abrir mão dele e, no segundo, não.

Palestras: 047q, 050, 059q, 084q

047: A PAREDE INTERIOR
050: O CÍRCULO VICIOSO
059: PERGUNTAS E RESPOSTAS
084: AMOR, PODER E SERENIDADE COMO ATRIBUTOS DIVINOS E COMO DISTORÇÕES

ABC

Sentença do Guia “Enquanto você simplesmente desejar a sua própria felicidade, portanto não for um elo na corrente, o ego é de fato o centro, mesmo que você não tenha consciência disso.” P.004