Autoalienação
Recomende:

Veja: Distorção, Mal, Rigidez

É a falta de consciência de nós mesmos e gera inverdade, frustração, sofrimento.

A descoberta da autoalienação é a descoberta da não realidade (conclusões erradas, pseudossoluções, escapes) e a abertura para a aproximação de si mesmo em níveis cada vez mais profundos.

O estado de autoalienação (o de não ser o Eu Real) é tão generalizado que seus sintomas não se destacam, não são percebidos, ou são tomados como “normais”. Produz todos os conflitos não resolvidos, a sensação de impotência que indica a presença de um problema subjacente não enfrentado. Ela leva a entidade a viver na periferia de si mesmo, anulando seu próprio poder.

Muitas vezes a autoalienação se manifesta ao se projetar a autoridade, a dependência e a força em fragmentos isolados da personalidade e não na personalidade como um todo, o que confere rigidez ao ego e promove a negligência de outras faculdades, deixando que uma parte integrante da personalidade total fique de fora. Nesse caso é óbvia a não utilização de todos os nossos potenciais.

Palestras: 095, 098, 110q, 136, 179

095: AUTO-ALIENAÇÃO; O CAMINHO DE VOLTA AO EU REAL
098: SONHANDO ACORDADO
110: ESPERANÇA E FÉ E OUTROS CONCEITOS CHAVE DISCUTIDOS EM RESPOSTAS A PERGUNTAS
136: O MEDO ILUSÓRIO DO EU
179: REAÇÕES EM CADEIA NA DINÂMICA DA SUBSTÂNCIA CRIATIVA DA VIDA

ABC

Sentença do Guia “Existe uma aceleração geral do processo de evolução, que se manifesta de diversas maneiras. Para começar, nunca antes o conhecimento das realidades interiores foi acessível às pessoas em geral. É um fato sem precedentes na história de vocês.” P. 255